CN

Pesquisar

Rio de Contas: Incêndio florestal na região da Serra das Almas tem reignição e retorna mais intenso

Algumas localidades da região do Parque Natural da Serra das Almas, entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, tiveram a péssima notícia nesta quinta-feira (7) da reignição do incêndio florestal que vinha sendo controlado nos últimos dias.

De acordo com informações da coordenadora ambiental do município de Rio de Contas, Dilcileia Anjos, o incêndio na área do Parque da Serra das Almas, em qual a Brigada Guerreiros, de Barra da Estiva, combateu na noite da última terça-feira (5), foi debelado, no entanto, áreas de Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) foram atingidas pelo fogo de forma alarmante.

“Houve reignição forte na RPPN e todo mundo está lá hoje [quinta-feira] nesse local e está tendo também ainda em Itaguaçu, em Livramento de Nossa Senhora, mas tá todo mundo atuando lá”, afirmou a coordenadora. “Na realidade o foco do lado de Livramento está bem intenso, mas a brigada de Ouro Verde, de Andaraí, já estão aqui também colaborando, hoje tem bastante gente”, contou.

Clima
As previsões meteorológicas falam em máximas de 31ºC na região e a tendência é que com esse calor a dificuldade na extinção do fogo aumente. Está previsto máximas de 32ºC em Rio de Contas nesta sexta-feira (8), a mesma temperatura que deve prevalecer em Livramento.

Isso sem falar nos ventos nessa região de serra, que acabam por alastrar o fogo de forma mais rápida, e no difícil acesso aos locais. Inclusive há relatos de brigadistas que precisaram escalar certos trechos pois não havia outra forma de atravessar para combater o fogo.

Além dos brigadistas voluntários, o combate aos incêndios florestais continua sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e, com o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). Na Serra das Almas, o estado também cedeu quatro aviões Air Tractors e um helicóptero.Com informações dp JC.

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo