CN

Pesquisar

Salvador é 3ª capital em casos de tuberculose; 14 mortes foram registradas neste ano

Foto: Getty Images

Salvador registrou, somente neste ano, 14 mortes e 723 novos casos de tuberculose. De acordo com dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado ocupa o terceiro lugar com maior carga da doença no país. São diagnosticados, anualmente, mais de 4,5 mil novos casos de tuberculose na Bahia, dos quais apenas 61,8% são curados. O abandono do tratamento chega a 6,1%. A Sesab apontou ainda que, em 2016, foram contabilizados em todo o estado 4.379 novos casos e 225 óbitos.

Já Salvador é apontada como a terceira capital em número de casos da doença, com uma média de 2 mil novas notificações por ano. “Se o tratamento for interrompido, pode levar à necessidade de troca de medicamento para um mais forte e um prolongamento do tratamento por um ou até dois anos”, explicou o pneumologista do Hapvida, Jorge Benevides.

Apesar da existência de sintomas frequentes como perda de peso, febre baixa e tosse por mais de três semanas, há pacientes assintomáticos. “Alguns pacientes não exibem nenhum sintoma perceptível da doença, mas apresentam fraqueza e cansaço excessivo, que também devem ser avaliados por médicos”, pontuou. O Brasil é um dos países com maior número de casos no mundo e, desde 2003, a doença é considerada como prioritária na agenda política do Ministério da Saúde. (Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo