CN

Pesquisar

Seabra: A comissão para implantação do curso superior do IFBA pós-recesso

A comissão para implantação do curso superior do IFBA Campus Seabra voltou suas atividades pós-recesso com uma reunião no dia 27/02/2019 para dar andamento aos trabalhos de elaboração do Projeto de Implantação do primeiro curso superior a ser oferecido pelo campus. Muitos são os desafios, dentre eles a necessidade do acesso iluminado para garantia da segurança, fator preponderante para início dos cursos no turno noturno.

Para a implantação de um curso superior é necessário o empreendimento de um esforço coletivo, envolvendo servidores técnicos administrativos e docentes, que além de terem suas atribuições regulares, se dedicam à execução de outras atividades por meio das comissões, que neste caso está incumbida de elaborar o Projeto de Viabilidade e o Projeto de Implantação do Curso.

A consulta à comunidade e às entidades de representação na Chapada Diamantina foi a primeira ação, realizada através de audiências públicas. A partir daí foi possível identificar o turno e os cursos pleiteados. Portanto, pela escassez de professores na rede pública municipal e estadual formados nas áreas em que lecionam, conforme explicitado no quadro abaixo e diante da obrigatoriedade do IFBA ofertar o mínimo de 20% das suas vagas para formação de professores, ficou definido que o primeiro curso superior a ser ofertado pelo IFBA Campus Seabra seria a Licenciatura de Ciências Naturais, com habilitação em física ou biologia. Devido à sua formatação, o concluinte deste curso terá aptidão para lecionar na educação básica,  em escolas de ensino fundamental 2 e médio.

Em resumo, o projeto de viabilidade deve demonstrar as justificativas para a escolha do curso, um estudo detalhado das estruturas física e de pessoal disponíveis no Instituto e o levantamento do investimento necessário para oferta do curso escolhido. Esta etapa já foi cumprida e a comissão agora vai se debruçar sobre o Projeto de Implantação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais para que possamos, o mais breve possível, receber nossos primeiros alunos do curso superior.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo