CN

Pesquisar

Seabra: Aula inaugural de cursos de qualificação e certificação de trabalhadores acontece

A aula inaugural contou com as presenças da titular da Setre, Olívia Santana | FOTO: Divulgação/Yago Matheus |

Quarenta trabalhadores do município de Seabra, na Chapada Diamantina, iniciaram na última sexta-feira (1º), os cursos de Eletricista de Instalações Prediais e de Apicultura oferecidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A aula inaugural, que foi realizada no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município, contou com as presenças da titular da Setre, Olívia Santana; de lideranças políticas locais, representantes das instituições executoras dos cursos; e da diretora do Campus XXIII da Uneb, Iranice Carvalho.

“Moro no povoado de Molha Gibão de Baixo e a criação de abelhas pode ser uma alternativa econômica para nossa comunidade. Estou na expectativa de adquirir novos conhecimentos para desenvolver algum trabalho na área”, contou Janaína de Souza, de 26 anos, uma das alunas do curso de Apicultura, que terá carga horária de 400 horas e integra o Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha).

O Trilha oferece ações de qualificação social e profissional para jovens com idade entre 16 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, promovendo a geração de renda e o protagonismo juvenil. Qualifica Bahia Já o curso de Eletricista de Instalações Prediais que também teve sua aula inaugural realizada nesta tarde, terá duração de 200 horas distribuídas entre conteúdos sociais e específicos e faz parte do Programa Qualifica Bahia, que tem como foco promover a formação social e profissional de trabalhadores.

Também durante o encontro, foram certificados 20 trabalhadores que concluíram o curso de Beneficiamento da Mandioca, oferecido pelo Qualifica Bahia. “Foi uma experiência excelente. Durante as aulas, conhecemos tecnologias e recebemos orientações que podem facilitar o nosso trabalho e resultar em um produto de melhor qualidade e mais competitivo”, avalia Eurly Maria de Souza, uma das concluintes.

Para a titular da Setre, a qualificação amplia as chances de empregabilidade e de geração de renda dos participantes: “A formação abre uma janela de oportunidades para as trabalhadoras e os trabalhadores beneficiados. Por isso. o Governo do Estado tem feito um grande esforço para manter essa carteira de cursos. Espero que as pessoas que estão iniciando se dediquem e as que concluíram continuem se aperfeiçoando”, afirmou Olívia. As informações são da Setre.

FOTO: Divulgação/Yago Matheus |

 

FOTO: Divulgação/Yago Matheus |

 

FOTO: Divulgação/Yago Matheus |

 

FOTO: Divulgação/Yago Matheus |
Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo