quarta-feira ,13 novembro 2019
Página Inicial / As Mais Lidas / Seabra: Avançam as ações para início das obras da Clínica de Hemodiálise

Seabra: Avançam as ações para início das obras da Clínica de Hemodiálise

O programa resumo da manhã, recebeu na última sexta-feira (15), a visita do Dr. Luciano Dourado, responsável pela Clínica de Hemodiálise que irá se instalar no município de Seabra. Vale lembrar, que a entrevista foi provocada por reclamações de vários pacientes, que relatam as dificuldades com o longo deslocamento, devido a distância que tem que percorrer, dia sim e outro não, para cidade de Irecê (a cerca de 160 km de Seabra).  Relataram que tem paciente que já percorreu mais de 60 mil km, indo e vindo da cidade do feijão, desde o início do processo.

“Todo mês viajamos cerca de 4 mil km. São quatro horas deitado em uma poltrona, onde você é perfurado com duas agulhas de 2 centímetros. Por ali seu sangue é filtrado por uma máquina, não é fácil. Essa demora prolonga o nosso sofrimento”. Disse um paciente que não quis se identificar.

O paciente fez alguns questionamentos:

“Por que a Secretaria de Saúde ou Prefeitura não procuram outra Clinica? Sabemos de outras opções. Isso é um comercio, como qualquer outra Clínica particular aqui em Seabra. A diferença é a cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde). O sofrimento não é só nosso (pacientes de Seabra), mas também de pessoas que moram em Novo Horizonte, Brotas e outras regiões mais distantes”. Completa.

Procurando responder a estes e outros questionamentos o Dr. Luciano Dourado, participou da entrevista que durou pouco mais de 30 minutos, respondendo os questionamentos do apresentador Nerisvaldo, do comentarista e Professor Rodrigo Santana e dos ouvintes.

Já no começo da entrevista, ele falou o porquê dos atrasos no início das obras. “Esse projeto nunca parou, tanto que ele foi deferido, ele foi apresentado a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), cerca de seis meses atrás. Saíram algumas plantas na internet, desse projeto. Então esse projeto, vem sendo corrigido em detalhes, da água, da energia, da localização dentre outros pontos que também foram corrigidos.

Por conta da própria burocracia do Brasil, que é normal, e que ajudou no atraso, foi a mudança na legislação a cerca de quatro meses atrás.

Então, (antes), cada técnico de enfermagem cuidava de quatro pacientes, sendo que as salas tinham 35 maquinas, então (na nova legislação), as salas tiveram que mudar para 50 maquinas. Tivemos que refazer o projeto novamente. Isso (projeto), a gente faz diariamente, temos uma equipe aqui, outra em Salvador, elaborando o projeto. Uma equipe especializada que só faz Clinicas de Hemodiálise. Mas apesar, de todo esse empenho, a uma demora normal nos projetos do Brasil.”   Ele explicou o deferimento e disse que o projeto em nenhum momento ficou parado, ou atrasado.

“Esse deferimento significa que agora, a data foi de terça-feira, 05 de fevereiro, tem 10 dias hoje. Agora a gente pode começar a obra. E vamos dar satisfação do andamento a população dessa obra. Ressalto que não ouve nenhum atraso, nem por parte da Prefeitura nem pelo Estado. Pelo contrário, já teve casos de ofícios e pareceres serem encaminhados para Salvador e no dia seguinte, Leandro (Sec. Saúde), entrar no carro só pra isso. Vejo um empenho muito grande”.

Falou que as obras já poderão começar a partir de agora. Comentou também da importância da Clínica para os pacientes da Região e para economia do município na geração de emprego e renda.

“Com essa Clinica em Seabra, os pacientes ganham tempo de vida, ganham qualidade de vida. Então estar aqui próximo, isso é demonstrado cientificamente, é muito melhor para eles (paciente) e seu acompanhante. Mas também é muito bom para cidade. Vai gerar cerca de 50 empregos diretos. Uma economia para o município não só de transporte, porque hoje são dois ônibus que vão para Clinica de Hemodiálise de Irecê, custo de TFD para o município diminui. Desse modo, gera emprego, renda, desenvolvimento, que também é um fator importante para cidade.

A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo: retira as substâncias tóxicas, água e sais minerais através da passagem do sangue por um filtro, com o auxílio de uma máquina.

A Clínica de Seabra ficara localizada ao lado do SAMU, na Av. que liga a BR 242 ao Mercado Municipal.

Fotos originais do Projeto.

Relatório de Análise de PBA- – Deferimento- Clínica de Hemodiálise de Seabra.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada Diamantina é uma das microrregiões que será mapeada para validação de lavouras de café

A conclusão da validação do mapeamento das lavouras de café no estado da Bahia está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *