CN

Pesquisar

SEABRA: Caminhada da campanha “A Gente Precisa Tocar Nesse Assunto”. Outubro Rosa/Novembro Azul em Seabra

Nessa sexta-feira (28), Dr. Sérgio Carneiro, do Lac Saúde, esteve com Nerisvaldo Sobrinho, na Rádio Nova FM (99.7), Programa Resumo da Manhã, falando sobre a campanha “A gente precisa tocar nesse assunto”, com a Caminhada de Prevenção: Outubro Rosa – Câncer de Mama. Novembro Azul – Câncer de Próstata.  A caminhada aconteceu na sexta-feira (28) às 17:00 horas na Praça da Bandeira e seguiu até a Praça dos Eventos, onde foi possível participar de palestras, ouvir músicas ao vivo, assistir shows de danças e muitas apresentações de algumas academias de ginástica.

Essa caminhada de conscientização ao outubro rosa e novembro azul foi uma iniciativa do LAC Saúde, Conselho dos Direitos da Mulher junto com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, Unopar, Academia Francisco Filho e Academia Cia. do Corpo.

Em entrevista na Rádio, Dr. Sérgio respondeu dúvidas relacionadas ao câncer de mama e ao câncer de próstata, e fez explanação sobre o tema.

Dr. Sérgio: “Quanto ao câncer de mama, a conscientização, o autoconhecimento, o cuidado com a prevenção e o diagnóstico precoce é extremamente importante. Mulheres acima de 50 anos precisam fazer regularmente a mamografia. Toda mulher, principalmente as mais jovens, devem se atentar para sintomas como: caroço na mama, gânglios linfáticos nas axilas ou no pescoço, vermelhidão na região da mama, secreção nos mamilos, pele meio enrugada na região mamária. Qualquer desses sintomas devem ser levados ao médico para diagnóstico. Um câncer de mama não é necessariamente uma sentença de morte, quanto mais cedo for descoberto, maior a probabilidade de tratamento e cura. Nem todo cisto, nem todo caroço é maligno, mas é sinal de preocupação, por isso, a pessoa deve procurar sempre um médico para fazer os exames. Dentre os exames estão a mamografia, ultrassons, citologia da mama (retirada de liquido para análise das células). A prevenção ainda é o melhor caminho para a cura”.

“Em relação ao câncer de próstata também é preciso ter a prevenção. Principalmente homens acima de 40 anos precisam fazer exames rotineiramente. Normalmente são exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) que é um exame sorológico, feito através do sangue e exame de toque retal. Um complementa o outro. Têm também ultrassom da bexiga e ressonância magnética da próstata, que se complementam sempre. Normalmente o homem ter hiperplasia benigna prostática (aumento da próstata), mas não necessariamente essa hiperplasia evolui para um câncer. Por isso precisa ser tratado, precisa ter prevenção através dos exames de rotina”.

Vamos nos conscientizar e prevenir!!

 

Ouça a entrevista:

https://youtu.be/vlzVdblbTKU

 

 

 

O Programa Resumo da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia na Rádio Nova FM (99,7).

(Da Redação)

 

Veja momentos da caminhada

lac11

lac07

lac10

lac06

lac04

lac02

lac09

lac08

lac05

lac01

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo