CN

Pesquisar

Seabra: Gestores públicos dos ADE’s debatem regimes de colaboração territorial no encontro do Icep

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) realizou, nesta quinta-feira (25), no município de Seabra, na Chapada Diamantina, a primeira Assessoria para Gestores Municipais do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). O evento reuniu mais de 80 gestores públicos entre prefeitos, secretários de educação e técnicos das secretarias municipais, representantes dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE’s) dos Territórios da Chapada Diamantina e convidados do Agreste Litoral Norte.

Esse foi o primeiro dos três encontros de gestores previstos para acontecer ao longo deste ano. A formação é uma das ações do Programa Melhoria da Educação, promovido pelo Itaú Social, que tem o Icep como parceiro técnico, em parceria institucional com mais de 20 municípios do território da Chapada Diamantina que compõem o arranjo. A proposta do encontro foi reiterar a importância dos regimes de colaboração territorial no cenário nacional, além de trazer o debate sobre como esse tipo de arranjo horizontal pode potencializar ainda mais o desenvolvimento do território.

A assessora convidada Eliziane Gorniak explanou sobre as bases legais do Regime de Colaboração e dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Na segunda parte, a pesquisadora apresentou o cenário dos arranjos no Brasil – como se organizam, gestão e resultados Em seguida, apresentou as novidades, articulações e perspectivas em torno desses arranjos. Ao final, os participantes foram convocados a refletir sobre o potencial deste tipo de colaboração.

Eliziane Gorniak, atualmente diretora do Instituto Positivo, foi uma das pesquisadoras do livro ‘Cooperação Intermunicipal – experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil’, escrito pelo pesquisador Luiz Fernando Abrucio. A publicação cita a experiência do Icep como uma das primeiras e mais bem-sucedidas experiências de arranjos do país.

Sobre o ADE
O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (ADE) é uma tecnologia educacional desenvolvida pelo Icep, que propõe uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, na medida em que articula os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação.

É um modelo de trabalho horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e apontar conjuntamente soluções na área da Educação. O ADE foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação e está previsto no Plano Nacional de Educação (2014-2024), como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação. As informações são de assessoria.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo