segunda-feira ,20 novembro 2017
Página Inicial / Educação / SEABRA: I Semana da solidariedade “Nós por Nós” aconteceu na cidade

SEABRA: I Semana da solidariedade “Nós por Nós” aconteceu na cidade

Semana Nós por Nós/FOTO: Bárbara

Foi realizada em Seabra a primeira edição Semana da Solidariedade “Nós por Nós”, com o tema “Se eles não fazem nada, nós fazemos por aqui”. O evento é promovido pela organização de jovens militantes do coletivo Levante Popular da Juventude da cidade.
O evento aconteceu no bairro Nossa Senhora das Graças, também conhecido por Pedra Preta, teve início no dia 08 e foi até o dia 11 de outubro.

A semana da solidariedade “Nós por Nós” teve seu início em 2014, se tornando uma campanha na qual o coletivo Levante Popular da Juventude, viu a oportunidade de levar para as periferias e principalmente para os jovens moradores desses locais a oportunidade que eles são capazes de fazer a mudança nas suas realidades, e nas realidades destes espaços em que vivem.

Sobre a importância de se construir ações importante para a periferia, a militante do coletivo Levante Popular da Juventude de Seabra, Maria Clara Barbosa afirma que, “a gente entende que bairros periféricos são carentes de muitas coisas, falta investimento na cultura, educação, saúde, etc. A gente sabe também que os jovens desses bairros, são jovens que não recebem atenção do Estado como um todo, são jovens esquecidos, por isso a necessidade de mostrar para essas pessoas que elas podem construir culturas, inserir educação, lazer e que elas podem ser protagonistas de boas ações nas suas comunidades, e que devem cobrar os deveres do Estado”.

Durante a semana “nós por nós” foi possível desenvolver atividades culturais com apresentação teatral, brincadeiras, sarau, educativas com contação de histórias, esportivas com atividades físicas utilizando o jump e o step, também foi possível proporcionar a população fazer cortes de cabelo gratuitos, em relação a saúde teve uma equipe fazendo atendimento à população do bairro, aferindo a pressão, medindo glicemia.

Alex Júnior, 29 anos, morador do bairro da Pedra Preta ressaltou que é muito importante as ações voltadas para o bairro, pois são poucas as pessoas que tem condições para ter acesso a cultura e lazer, e até mesmo ao simples atendimento relacionado à saúde e que na própria cidade não existe nenhum programa voltado para jovens, principalmente para os jovens periféricos.

“Seabra precisa criar algum projeto que atue nos bairros carentes e que atendam a toda essa gente, levando essas atividades culturais, jogos, brincadeiras, saúde e um pouco de discussão acerca das políticas públicas, mas que alguma coisa boa seja feita. Já pensou se uma vez ao ano tivéssemos uma semana dessa que tá acontecendo agora? Nossos jovens pensariam de outras formas e não estariam envolvidos com drogas”, ressaltou Alex.

A finalidade do evento é fazer com que jovens venham a contribuir para a organização dos seus bairros, formar novas lideranças, fortalecer a solidariedade e trabalhar a identidade entre os jovens periféricos, consolidando as periferias e transformando as realidades das comunidades. (Chapada News com texto de Najara Alves Pereira, Graduanda Comunicação Social / Jornalismo em Multimeios, UNEB Campus XXIII – Seabra-Ba)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Confira o edital de concurso para professores e coordenadores pedagógicos

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação e da Administração, lançou, nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *