Página Inicial / Noticias / Seabra: IFBA emite nota a comunidade.

Seabra: IFBA emite nota a comunidade.

Diante das notícias amplamente divulgadas de corte/contingenciamento orçamentário na ordem de 30% para as Universidades e Institutos Federais, a Direção Geral do IFBA Campus Seabra vem a público esclarecer os impactos no âmbito do Instituto:

1 – O IFBA sofreu contingenciamentos orçamentários de 25% em 2016 e em 2017, quando foram reduzidos postos de serviços essenciais. Em 2019, mesmo funcionando abaixo do mínimo necessário para uma satisfatória prestação de serviço, está sendo imposto um bloqueio de 38% no orçamento, o que desafia a administração a readequar as despesas para continuidade do funcionamento.

2- Após o bloqueio foram eliminadas ou reduzidas despesas que somadas representam 20% do orçamento. A exemplo temos a dispensa de 9 postos de serviço e suspensão do uso de ar condicionado. Por estes motivos visitas técnicas, eventos acadêmicos, implantação do primeiro curso superior, apoio em atividades de pesquisa e extensão (como cursos profissionalizantes abertos à comunidade) estão seriamente comprometidos, além da redução do horário de funcionamento de alguns setores.

3 – Nossos estudos demonstram que estas medidas proporcionarão condições mínimas para o funcionamento do Instituto com as atividades regulares de ensino até setembro, mês em que esperamos a liberação de parte do recurso contingenciado para garantir o pagamento das despesas até o fim do ano.

4- Acompanharemos a execução orçamentária e, diante do direcionamento do governo, caso necessário, tomaremos novas medidas para redução de despesas com o objetivo de garantir o funcionamento do Instituto até dezembro (importante frisar que o orçamento é anual, portanto a partir de janeiro será utilizado recurso proveniente do orçamento estimado para 2020).

5- Diante de tudo o que foi exposto e, mesmo diante do cenário atual de contingenciamento orçamentário penoso para a manutenção de muitas atividades desenvolvidas pelo IFBA, resistiremos funcionando. NÃO ENCERRAREMOS AS NOSSAS ATIVIDADES.

A interiorização da educação profissional e superior vem proporcionando acesso a um número considerável de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, que dificilmente teriam oportunidade de ingressar em uma instituição pública, gratuita, que oferece ensino, pesquisa e extensão de qualidade socialmente referenciada, através de projetos e programas voltados para a permanência e o êxito dos educandos. Defender a continuidade do IFBA em Seabra no presente é pensar no futuro! Convidamos todos(as) para nos visitar e conhecer o nosso trabalho e nossas contribuições para a Chapada Diamantina. Contamos com o apoio da comunidade. Aproveito para informar que em breve divulgaremos o cronograma para realização do Processo Seletivo 2020. Agradeço a Atenção!

Atenciosamente,

Direção Geral do Campus Seabra

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Abaíra: Cachaça e produtos da agricultura familiar são atrações da Exporural em Salvador

Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Norte-Nordeste, a Exporural chega à 20ª edição com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *