sexta-feira ,20 outubro 2017
Página Inicial / Economia / Seabra: Ivan, respresentante da Sociedade Civil Organizada fala sobre andamento da Barragem da Vazante e da vinda do governador

Seabra: Ivan, respresentante da Sociedade Civil Organizada fala sobre andamento da Barragem da Vazante e da vinda do governador

Ivan XXXX, representante da Sociedade Civil – Foto: Chapada News

No quadro “Papo com Garotinho” do Resumo da Manhã, transmitido pela Rádio Nova FM (99.7), dessa segunda-feira (06), Ivan, representante da Sociedade Civil Organizada deu entrevista à Nerisvaldo Sobrinho, sobre o andamento da Barragem da Vazante que será construída no Rio Cochó, entre os municípios de Boninal e Seabra e após funcionamento irá beneficiar as cidades da Chapada Diamantina: Seabra, Boninal e Piatã.

Resumo da entrevista. Ouça áudio com entrevista completa !

Nerisvaldo – Que informações se têm sobre a Barragem aqui da Vazante?

Ivan – Podemos dizer que sim, as instalações estão acontecendo. O engenheiro responsável pela obra, já está aqui desde o dia 16 de fevereiro. O Governo está na eminência de vir à Seabra na sexta-feira (10)  assinar a ordem de serviço. Essa ordem vai ser assinada lá mesmo na comunidade quilombola da Vazante. E nós conclamamos a todos que puderem se fazer presente neste dia tão importante, vá!

Nerisvaldo – Sobre as Vilas, já tem algo previsto nesse processo de iniciação?

Ivan – Sim, já começaram as inscrições. Essa era uma preocupação da comunidade de Vazante. O Governo já sinalizou algum recurso para iniciar a Vila. A intenção é começar as duas obras (Barragem e Vila) juntas, para não dar aquela impressão de que não se vai fazer.

Ivan – Quero aproveitar esse espaço, que nem sempre temos, e reconhecer que para estarmos onde estamos tivemos um fundador. “Im memoria”, agradecemos à Bira, pessoa que deu início a tudo isso juntamente com o Bairro, que deu o ponta pé inicial a todo esse processo. Porque o homem morre, mas a ideia permanece viva!

Nerisvaldo – É por isso que é importante a ajuda da população, porque para chegar nesse processo que hoje está, tivemos muita dificuldade, até porque também perdemos representantes importantes em Brasília.

Ivan – Ao mesmo tempo em que agradecemos a Sociedade Civil, conclamamos para outra batalha, que é a construção da Adutora. Assim que iniciar a barragem, tem que se pensar na Adutora. Porque em 03 anos existe a expectativa de captar água para a cidade, então precisa da Adutora, porque a obra agora é só na Barragem, não da Adutora.

Nerisvaldo – Não basta somente esse início de trabalho, tem esse outro processo, o da Adutora.

Ivan – Sim, porque segundo a CERB é um montante alto que vai impactar várias propriedades. É um processo parecido com o da construção da Barragem. Tem o trâmite legal de licença ambiental, necessária para fazer essa Adutora, mas isso fica a cargo do Governo do Estado e da Embasa, pois é ela que vai tratar essa água e distribuir para a população.

Nerisvaldo – Vamos falar sobre emprego. Uma questão séria, que é a logística que se dará entre Seabra e Boninal. Vai haver uma disputa entre Seabra e Boninal nessa questão dos empregos. Como está isso ai?

Ivan – Algumas pessoas foram até os canteiros de obras, só que RH diz que para não haver um fluxo grande de pessoas no canteiro haverá parcerias com as prefeituras. O RH chegou aqui ontem, e é esse RH que toma conta dessa parte de contratação. Eles não deram muitas informações, mas vão fazer parcerias com as prefeituras.

Nerisvaldo – A gente tem agora a chegada do Governador. O que podemos transmitir para a população?

Ivan – Antigamente quando eu estudava saia da sala de aula para ver o governador e bater palmas. Hoje como cidadão pensador tem que bater palmas, mas fazer as cobranças necessárias. O cidadão tem muita força. É preciso ir com faixas, cartazes, cobrar. Porque se for para ficar esperando aquelas respostas prontas que o governo tem para lhe dar, você fica naquele marasmo no sofá. Tem que ir para gritar pelo seu direito. Aquele que tiver oportunidade de ir vá, leve cartazes. A população tem que se manifestar. Porque nós amamos essa cidade e queremos deixar outra realidade para nossos netos.

Nerisvaldo – Nós vamos não só para aplaudir, estaremos lá para cobrar em favor da nossa região, da nossa Chapada Diamantina!

 

O Programa Resumo da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, pela Nova FM (99.7).

Ouça áudio da entrevista, na íntegra!

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

TRE-BA assina convênio com prefeituras de Seabra, Ibitiara e Novo Horizonte nesta sexta (20/10)

Cerimônia, prevista para 16h, ocorrerá no Fórum da Comarca de Seabra e contará com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *