CN

Pesquisar

SEABRA: Moradores reclamam de ”água escura” saindo pela torneira; Embasa emite Nota de Esclarecimento

Foto: Chapada News/Enviada por um morador.

Alguns moradores da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina/Ba, reclamaram da qualidade da água que está caindo em suas residências, água esta repassada pela Embasa.

“Olha a situação dessa água que a Embasa está soltando pra gente, agora nós ficamos sem saber se pode usar uma água dessa, com essa tinta preta, que ninguém sabe de onde veio e o que é. Fico com medo de usar, agora já não presta para lavar roupa, louça, nem para lavar uma fruta, e muito menos pra beber. Estou sem saber o que eles estão colocando nessa água, o que está vindo nessa água’’. Diz uma morada em vídeo enviado ao Chapada News.

A equipe do Chapada News, entrou em contato com a Embasa, e a mesma emitiu uma Nota de Esclarecimento (Veja Aqui) com explicações sobre os motivos sobre a coloração na água, que é devido à manutenção de poços. Esclarece também a forma de monitoramento da qualidade da água, com análises em 59 pontos de coleta em todo o município, que obedecem aos parâmetros estabelecidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, além de também serem monitorados pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e Agersa (Agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia). 

Dentre outras colocações a Embasa diz que: “Para garantir o a regularidade do abastecimento estão sendo feitas intervenções no sistema de abastecimento que consistem na perfuração e instalação de novos poços, substituição de redes adutoras e construção de estrutura para tratamento da água. Essas intervenções estão na fase final e algumas delas foram executadas no período de 07 a 10/09/2017. Durante esse período recebemos informação de que foram identificadas amostras de água com cor elevada e aparentemente fora dos padrões de potabilidade. Informamos que a Embasa não foi contactada sobre estas anormalidades e que o tratamento da água distribuída à população é rigorosamente monitorado pelas nossas equipes internas assim desde a captação, passando pela Estação de Tratamento de Água até a rede de distribuição, em pontos estratégicos como escolas, hospitais, postos de saúde e residências”.

“Desta forma, pedimos aos usuários que, caso sejam identificadas quaisquer anormalidades de responsabilidade da Embasa, entrem em contato na nossa loja de atendimento situada na rua Franklin Queiroz-S/N, ou através dos nossos outros canais de atendimento: 08800 0555 195 e o site www.embasa.ba.gov.br. Desta forma poderemos atuar com mais agilidade na resolução dos problemas identificados.” Embasa.

Veja o vídeo enviado por um dos moradores:

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo