quinta-feira ,23 novembro 2017
Página Inicial / Noticias / SEABRA: No Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoba convoca a sociedade para prática de doação

SEABRA: No Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoba convoca a sociedade para prática de doação

hemoba-seabra

HORÁRIOS DESTA SEMANA NO HEMOBA SEABRA
Quinta e Sexta: Das 14h30m às 17h30m
Horário especial no Sábado, dia 26: Das 08h30m às 12h30m.

 

Preocupada com o estoque de sangue baixíssimo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) deu início a uma ação de chamamento da população para tornar a prática da doação de sangue cada vez mais comum, lembrando que o preenchimento desse estoque é tão fundamental principalmente nas ocorrências de urgência.

E aproveitando que no dia 25 de novembro, se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoba convoca a sociedade a dirigir-se ao hemocentro mais próximo, em Seabra, fica situado na Av. Franklin de Queiroz, 408, atrás do Hospital Frei Justo Venture.

hemoba

Atualmente a Bahia opera com o estoque inferior ao mínimo necessário de bolsas de sangue. Apenas 1,4% dos baianos doam regularmente, percentual muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.

Vale ressaltar que os homens podem doar a cada 2 meses, não ultrapassando 4 doações em 01 ano. Já as mulheres podem fazê-la a cada 03 meses, já que a recuperação da hemoglobina é mais lenta devido ao fluxo menstrual, não ultrapassando 4 doações em um ano.

Com a aproximação do verão e férias escolares, muitas famílias viajam e assim deixam de fazer sua doação no período recomendado, de modo que há uma queda na coleta, principalmente durante a época de Natal e Réveillon. É por isso que esta campanha começa já, antes das festas de fim de ano.

Os tipos de sangue com fator RH negativo são aqueles mais necessários. Por serem tipos de sangue mais raros na população mundial, como um todo, eles acabam estando sempre em menor quantidade nos estoques. Assim, enfatiza-se a importância de quem tem sangue O, A, B, AB e B negativo de participarem da ação.

Sangues como A- e O- são ainda mais importantes, pois até identificar o paciente, eles podem ser utilizados nos casos de emergência. Ainda assim é preciso reiterar que todos os tipos de sangue são importantes à doação, não apenas estes mais raros.

Critérios para o doador

Entre os critérios básicos, o doador ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg. No dia da doação é necessário estar bem alimentado, descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e não ter fumado nas últias 2 horas.

A pessoa que tiver feito tatuagens no período superior a um ano também podem doar. Outros detalhes, em relação à doenças e uso de medicamentos são verificados na entrevista que é feita antes da doação.

No próprio site do Hemoba, é possível tirar dúvidas sobre a doação, consultando, na página “Legislação”, a Portaria 158, de 04 de fevereiro de 2016, no quadro anexo, onde constam as informações de pelo menos 90% das dúvidas daqueles que não querem fazer uma viagem perdida até os postos.

Da Redação

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Policlínicas terão administração e manutenção divididas entre Estado e Municípios

As quatro policlínicas e os dois hospitais que serão inaugurados pelo Governo do Estado até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *