CN

Pesquisar

SEABRA: Novo Comandante diz qual sua missão na 29ª CIPM. “Intensificar o policiamento preventivo, ostensivo e repressivo. Vamos fazer cumprir a lei”

Capitão PM Normando Jr., Comandante da 29ª CIPM/Foto: Reprdução/Youtube

Nesta terça-feira (15), o comunicador Nerisvaldo Sobrinho recebeu o mais novo Comandante da 29ª CIPM de Seabra, o Capitão Normando Jr, em entrevista na Rádio Nova Fm (99.7).

O Capitão Normando Jr. é natural de Salvador e presta serviços à Polícia Militar há 24 anos. Sempre trabalhou na área operacional, pois e a área que mais gosta. No interior, desenvolveu suas atividades na cidade de Itabuna, onde comandou a Companhia Especial do 15º Batalhão, porém a maior parte do tempo  trabalhou em Salvador  em unidades ou especializadas ou especiais (como o Batalhão de Choque, Rondesp, COPPA-Ba (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, entre outras). Agora foi designado pelo Comandante Geral e pelo Coronel Anildo, Comandante da Chapada, para cumprir sua missão na 29ª CIPM em Seabra.

Sobre sua missão na cidade de Seabra, o Comandante esclarece que Seabra está numa situação considerada até confortável, perto do que acontece com o estado da Bahia, por ser uma cidade com os menores índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) e CVP (Crimes Violentos contra o Patrimônio). A intenção do novo comando é que esses índices permaneçam baixos e para isso será intensificado, principalmente o policiamento preventivo, ostensivo e repressivo. Anuncia que vai intensificar as blitzes, pois existe uma determinação do Governador do Estado para que a PM faça blitz, pois com elas se coíbe, tira de circulação armas e tira de circulação o foragido e também inibe, com a presença constante da Polícia Militar na rua, o cometimento de crimes.

Questionado sobre a influência da Prefeitura nos serviços da PM, o Comandante esclarece que a Polícia Militar é um órgão estadual e responde ao Comandante Geral, que responde ao Governador do Estado. Todas as ações da PM são de posturas estaduais, o Prefeito não tem ingerência sobre os atos e as ações da Polícia Militar.

O Capitão diz que a maior preocupação da CIPM na região é a que acontece em todo o Brasil: o tráfico de drogas. “Eu diria que a grande chaga da Segurança Pública no Brasil, chama-se tráfico de drogas”, frisa o Comandante PM Normando Jr., que entende que Seabra ainda se mantém com um tráfico pequeno, pois não existe nenhuma área dominada pelo tráfico, nenhuma área onde se tenha uma facção que tente impor sua vontade sobre os moradores. E a preocupação maior é manter essa situação sobre controle, aonde ninguém se estabeleça a não ser o Estado.

Pedido para falar sobre as operações que já fez na cidade,  sobre as apreensões de carros e motos, onde inclusive, o povo tem reclamado muito nas redes sociais, alegando ser moto atrasada de trabalhador, o Comandante foi claro em explicar que ao sair em Operação para acompanhar o trabalho de sua tropa, na intenção de passar suas diretrizes, viu que nesse dia foram apreendidos 14 veículos de duas rodas e 01 de quatro rodas. Desses muitos com documentação atrasada, o qual reconhece até ser uma questão social, porém, é papel da Polícia fazer cumprir a lei.

Também foi identificado um índice muito grande do que se chama na linguagem policial de “Pokemon”. São dois tipos: o primeiro tipo de “Pokemon” é do veículo que foi alienado a alguma financeira e o indivíduo deixou de pagar as prestações, por algum motivo. Vende o veículo por um preço irrisório, transporta esse veículo para cá que também é comprado pelo mesmo valor irrisório e aí ao passar numa blitz não tem a documentação regular. Também tem o “Pokemon” pior, que é o que tem restrição de furto e roubo. Esse tipo de veículo as pessoas compram mais barato ainda. Porém, muitas vezes, para esse veículo chegar aqui, alguém perdeu a vida na cidade de origem. Muitas vezes são objetos de latrocínio. E lança um aviso à comunidade:

“Quem tiver seus “Pokemons” tenham certeza que nós vamos tirar de circulação, as blitzes continuarão sendo feitas e nós vamos apertar cada vez mais e vamos recolher ao pátio da Ciretran. Quem tiver suas motos com restrição de furto e roubo e for pego, será cumprida a lei. Será levado para a Delegacia, será autuado por receptação e vai responder por seu crime na justiça”.

“Nós queremos manter a cidade em paz e para isso é preciso coibir todos os tipos de crimes. Não existe crimes do bem e crimes do mal, tudo é crime. E merece ser combatido”, esclarece o Comandante Normando Jr.

E encerra falando á comunidade que podem contar com a Polícia Militar para o que precisarem. Pois a função da PM é “servir e proteger” toda a comunidade e ele está de portas abertas e deseja a parceria com a comunidade, mas para cumprir a lei!!

Acompanhe na íntegra a entrevista no áudio

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo