CN

Pesquisar

Seabra: Comandante fala sobre o Núcleo de Formação de Soldados que a 29° irá receber e sobre operações como blitz e apreensões.

Foto: Reprodução/PM de Prado

Nesta quinta (15), Nerisvaldo recebeu no programa Resumo da Manhã, na Rádio Nova FM, o comandante de Policia Militar Normando Junior, para falar das operações de blitz e apreensões e sobre o Núcleo de Formação de Soldados que a 29° ira receber a partir do segundo semestre.

Segundo o comandante, não ouve intensificação maior de blitz agora no inicio do mês, “nós temos agido de acordo com o nosso planejamento operacional e as blitz são rotineiras, não houve intensificação nessa operação. Temos agido de forma constante”. O comandante complementa esclarecendo que a região integrada de segurança publica da Chapada, teve a maior redução de crime violente letal, o que seria uma redução de 28% em relação a 2016 e 2017. A região da Chapada teve a maior redução do estado da Bahia e o fato nunca aconteceu e se deve as constantes operações.

O Comandante diz que através das blitz também é possível reduzir o número de homicídios e crimes ao patrimônio, “eu não consigo reduzir a quantidade de homicídios e crimes ao patrimônio se eu não fizer as blitz, se eu não abordar os veículos. Por que o crime passa pelo transito, pois quem vai cometer um crime usa algum meio de locomoção”.

Ele usa o exemplo da ação em Novo Horizonte, onde foram apreendidos 760 kg de explosivos, 9 mil metros de cordão detonante, a maior apreensão de todo o estado. Com esse material, seria possível explodir 2.760 caixa automáticos de banco, praticamente os bancos da Bahia inteira.

O policial pede a população para evitar o tipo de postagem onde as pessoas tiram foto das ações da policia como as blitz, pois o poder de disseminação é muito grande, e isso pode acabar chegando a algum meliante que muda seu percurso e evita a blitz. Ele ainda ressalta que ofender, difamar, policiais em redes sociais pode levar as pessoas a responderem processos, “então quem imputar crimes, imputar falsas acusações a policiais ou denigrir imagem, a policia irá indo atrás da pessoa, para responder na forma da lei […], em qualquer situação, procure o quartel, que estaremos a disposição para criticas e esclarecimentos”.

Quanto questionado sobre trabalho de orientação quanto a alguns erros constantes que acarretam multas, o comandante responde que esteve com o Prefeito Fábio Miranda na terça (13), para tratar desse assunto e na ocasião foi pensada a confecção de folders, e será dado um prazo de 30 dias distribuindo esse material, foi até sugerido que o material fosse entregue aos agentes de saúde, para que seja feita uma campanha educativa. Nesse período seriam evitadas a aplicação de multas, exceto em casos extremos. Mas passado esse período, as operações voltariam com força total, “entendo eu que quem esta habilitado a dirigir, já conhece a legislação de transito, mas partindo do pré suposto nós iremos educar novamente, porque o brasileiro gosta muito da campanha educativa, e então não terão mais a desculpa de que não foram avisado”.

“A população precisa entender que Seabra cresceu e com a  vinda do hospital regional, Seabra foi colocada em um patamar ainda maior como Centro Regional, são mais carros circulando, pessoas circulando, então se você tem um transito desgovernado, pode-se causar algum acidente”, lembra o comandante.

O comandante esclarece, como Seabra não tem um órgão de fiscalização municipal de infrações, o dinheiro vai para o estado, caso a cidade tivesse um convenio com o DETRAN, o dinheiro poderia ser usado para melhoria das vias, educação para o transito e sinalização da cidade. Porém o dinheiro não poderia ser usado para pagar pessoal, na visão do comandante a melhor opção seria a parceira com o DETRAN, ai parte do arrecadado iria para o estado, mas a outra seria revertida para o próprio município.

Normando aproveita a entrevista para contar uma novidade que terá em Seabra. A partir do dia 27, de março, Seabra terá um núcleo de formação de soldados, fazem 10 anos que não tem esse investimento aqui. São 29 soldados, isso irá aumentar a sensação de segurança nas ruas, já que os soldados estagiarão nas ruas. Após o treinamento, esses soldados serão empregados tanto em Seabra quanto nas cidades vizinhas.

Confira a entrevista:

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo