CN

Pesquisar

Seabra: Participe da programação do Dia da Chapada Diamantina

O JIVA (Junta Independente Voluntária Ambiental), convida a toda a população para participar de atividades sustentáveis que envolvem a geologia, arqueologia, história, cultura, artes e educação ambiental na Região da Chapada Diamantina, em comemoração ao Dia da Chapada, que será realizado nesta terça na cidade de Palmeiras.

O JIVA, que há dois anos atua em projetos socioambientais na região, deu início a um abaixo assinado, com a proposta da instituição da data, em Praça Pública, no município de Seabra,
durante a Semana de Meio Ambiente, a qual foi aderida por mais cinco municípios: Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí e Barra da Estiva.

Em menos de 15 dias foi levada à ALBA – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, onde o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo Governador do Estado, Rui Costa. Desde então, foi instituído por meio da Lei 13.739 de 05/07/17, no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado anualmente em 11 de abril.
A Chapada Diamantina se transformou numa marca para quem vive e conhece. A vocação ambiental, aliada ao patrimônio arquitetônico histórico-cultural dos tempos áureos do ouro e diamante, faz do turismo uma das principais atividades econômica, atraindo visitantes nacionais e internacionais.

A comemoração amanhã (11), trás um cronograma recheado de surpresas para a cidade, confira a programação que acontecerá nos espaços do IFBA (Instituto Federal da Bahia):

Das 9h às 12h, Apresentação do Projeto de Extensão da UFBA (Universidade Federal da Bahia) – Ciência Cidadã – 1°Bioblits Guardiões da Chapada. Com a Bióloga e mestra em Ecologia e Biomonitoramento, Caren Queiroz Souza.

À tarde, a partir das 14h, começa o evento oficial de comemoração do Dia da Chapada. Onde haverá a Palestra Planejamento Estratégico do Turismo na Chapada Diamantina com Turismóloga e Especialista e planejamento ambiental Rosa de Souza. O vídeo de contextualização da Criação da data Dia da Chapada Diamantina com representante JIVA.

A programação também influi as pessoas que contribuíram e presenciaram Seabra se transformar no Centro Administrativo e Politico para a Chapada Diamantina.

As comemorações serão seladas e enceradas com homenagens aos ambientalistas; exposições e cortejo cultural. Participe.

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo