quarta-feira ,20 setembro 2017
Página Inicial / Meio Ambiente / Seabra: Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais tem início na Chapada Diamantina

Seabra: Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais tem início na Chapada Diamantina

O evento contou com a participação de diversas entidades e instituições/Foto: Acervo Pessoal

Na última terça (23/) se reuniram, em Seabra, para a construção do Plano Integrado Territorial de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Chapada Diamantina, diversas instituições que lidam com a problemática desta temática no território. A iniciativa foi da Câmara Técnica do Colegiado de Desenvolvimento Territorial.

Durante o evento, foram debatidas questões como a necessidade de um diagnóstico no território para se construir ações estruturantes que minimizem os incêndios florestais e seus efeitos de forma efetiva e eficiente; planos existentes e em construção para o território; áreas prioritárias para prevenção e combate; estabelecimento de um Centro Territorial de Gerenciamento do Fogo – CTGF; manejo do fogo; ações de educação ambiental; estruturação e fortalecimento das instituições envolvidas; e protocolo de combate para 2017. Durante o evento, o território foi dividido em cinco zonais visando melhorar a gestão e a operacionalização deste Plano.

A CT de Meio Ambiente encaminhará um documento que integra as decisões da oficina para todas as instituições envolvidas com a temática “fogo” no território para que as mesmas decidam pela participação integrada ao Plano, através da assinatura de um Termo de Adesão.

Rogério Mucugê, coordenador de projetos da Conservação Internacional e atual coordenador da CT de Meio Ambiente do Colegiado Territorial, diz que este Plano “é uma germinação das intenções já construídas anteriormente por diversas instituições do território e não deve ser finalizado aqui, e sim sempre readequado de acordo com as características temporais do território, e que deve andar de mãos dadas com os demais planos construídos, em elaboração e em revisão, fortalecendo-as e sendo fortalecido e, em momento oportuno, serem integrados, na busca dos objetivos afins, que deve ser o foco de todos, sendo colocadas de lado as diferenças em busca do que temos em comum”.

O evento contou com a participação de diversas entidades e instituições, a exemplo do Grupo Ambiental Serra do Araújo – GASA, Grupo Independente Voluntário Ambiental – GIVA, Instituto Pedagógico de Desenvolvimento Agro-Social e Comunitário – INPAC, Conservação Internacional, Prefeituras Municipais de Bonito, Palmeiras, Souto Soares, Barra da Estiva, Rio de Contas, Novo Horizonte e Seabra, Flora Comunicação, Brigadas Voluntárias Altitude Ambiental (Piatã), Anjos da Chapada (Seabra), Bonito e Campos de São João (Palmeiras), IFBA, SEMA, INEMA, SUDEC e Corpo de Bombeiros. Chapada News com Informações da Assessoria de Comunicação

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Vídeo: 3ª feira da Agricultura Familiar em Novo Horizonte, mais precisamente em Brejo Luíza de Brito (Vale do Alho)

No ultimo final de Semana o Chapada News esteve na 3ª feira da Agricultura Familiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *