domingo ,21 outubro 2018
Página Inicial / Economia / Seabra: Prefeitos da Chapada debatem estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado

Seabra: Prefeitos da Chapada debatem estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado

Reunião de gestores municipais do Território Chapada Diamantina acontece em Seabra, nessa quarta-feira (15/02).

Reunião dos Gestores Municipais do Território Chapada Diamantina. Evento promovido pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) FOTO: Chapada News/Luana BarrosFOTO: Chapada News/Luana

No período da manhã dessa quarta (15), em Seabra, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), foram reunidos os gestores municipais do Território Chapada Diamantina. Evento promovido pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e a equipe técnica da Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), evento este que vem percorrendo os 27 Territórios de Identidades da Bahia para apresentar as ações da SDR aos gestores municipais e entrar em acordo com as prefeituras, possíveis estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado, intensificando a articulação de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF).

FOTO: Chapada News/Luana Barros

Com a presença do Secretário da Secretaria Estadual de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), Tiago Xavier, do Diretor da CAR, Wilson Dias, do prefeito do município de Seabra, Fábio Miranda, e demais prefeitos das 24 cidades da Chapada Diamantina e secretários dos municípios.

Foram apresentadas na reunião várias demandas para o Colegiado Territorial da Chapada Diamantina, que busca melhorar o desenvolvimento rural dos municípios, entre elas as ações diretas do Consórcio da Chapada Forte, onde em parceria com os municípios, vai criar uma agenda de propostas, em busca de recursos junto aos Governos Estadual e Federal.O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina – CIDCD, que tem como nome fantasia Consórcio Chapada Forte, é autarquia interfederativa, com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, está a cada dia se fortalecendo como organismo institucional. Além de ser composto por 14 municípios: Andaraí, Boninal, Mucugê, Palmeiras, Seabra, Itaetê, Ibicoara, Iramaia, Lençóis, Iraquara e Marcionílio de Souza, Barra da Estiva, Nova Redenção, Abaira. 

O consórcio agora possui advogado, Drº Reges Jonas Aragão, conta com os serviços contábeis de Thed Fernandes, é assessorado pelo jornalista Cezar Romero, tem como controlador interno Osvaldo Júnior Barbosa Ribeiro e é secretariado por Gabriela Souza Santos.

Prefeito de Seabra Fábio Lago Sul/ FOTO: Chapada News/Luana Barros

“A Politica de Território é algo que alegra muito, algo que começou em 2002 no governo Lula, e é algo que percebemos que tem dado certo. O IFBA e o Hospital Regional são exemplos da interação do poder publico junto com a comunidade, vem produzindo e crescendo. Percebemos que a sempre um crescimento e uma discussão de ideais, dando uma condição de uma evolução da região. Acreditamos que o Consórcio Chapada Forte vem muito a contribui em um espaço como esse, e é dessa forma que temos condições de melhorar a situação da nossa região e nos conduzirmos a um crescimento.” – disse o prefeito do município de Seabra, Fábio Miranda.

Ouça áudio de Vinícius Luna sobre o evento

Da Redação com Luana Barros

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Congresso contraria Governo e concede aumento salarial para agentes de saúde

O Congresso Nacional derrubou nesta quarta-feira (17) um veto do presidente Michel Temer e liberou o …

Um comentário

  1. Complemento:

    Apelo a sustentabilidade na Chapada Diamantina, comove plenária. https://www.facebook.com/pg/givachapada/photos/?tab=album&album_id=627595540761923

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *