CN

Pesquisar

Seabra: `Projeto Margarida’ realiza ações de empoderamento da mulher rural no Território da Chapada

O Projeto Margarida visa o empoderamento da Mulher Rural/Foto: Divulgação

O Projeto Margarida, que visa o empoderamento da Mulher Rural,  já realizou diversas ações no Território da Chapada Diamantina.

Maragida Alves, líder sindical assassinada/Foto: Reprodução

O Projeto tem esse nome em homenagem à Margarida Alves, uma líder sindical paraibana, assassinada em 1983, que lutava por garantia de direitos para trabalhadores rurais. Em um discurso no 1°de Maio falou: “É melhor morrer na luta, que morrer de fome”. O seu exemplo deu origem a ‘Marcha das Margaridas’, onde mulheres rurais de todo o Brasil marcham rumo a Brasília na luta por seus direitos.

Dentre as ações realizadas, no Território da Chapada, O Projeto Margarida já teve a Campanha de Documentação em 10 municípios, que desde 2011 , garante o acesso das mulheres rurais à retirada de certidão de nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho para então participar de Programas Sociais como: PRONAF Mulher, DAP , PRONATEC, Garantia Safra, Bolsa Família, Moradia Rural, dentre outros

Também foram realizadas a Feira Feminista em Lençóis com 12 municípios e o Mapeamento de Grupos de Mulheres Produtoras, durante dois meses com visitas “in loco” em 16 muncípios.

Mulheres nas Oficinas/Foto: Divulgação

Além disso, nos dias 09 e 10 de junho, no auditório da Pousada Seabra foram realizadas Oficinas com mulheres de dez municípios: Abaíra, Andaraí, Boninal, Iraquara, Souto Soares, Seabra, Wagner, Palmeiras, Lençóis e Rio de Contas

Nessas oficinas foram discutidos diversos temas, dentre eles: Políticas Públicas para Mulheres Rurais, Organização Produtiva, Gestão e Comercialização – Com Cristiane Nascimento – Engenheira Agrônoma.  Também foi abordado a Economia Produtiva e Reprodutiva – com Iramaia Sousa Petronílio – Assistente Social e Cristiane Nascimento. Ainda foi debatido sobre Violência contra a Mulher e o Mapa da Violência na Bahia – por  Iramaia Sousa Petronílio.

O encontro tem objetivos claros que são:  melhorar o escoamento da produção; fazer capacitação continuada para associadas em gestão financeira, designer do produto e selo identificador;  implantar DEAM REGIONAL;  capacitar o contingente policial para atender adequadamente as mulheres vítimas de violência, dentre outros.

Foto: Divulgação

Presentes no encontro estavam a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) representada por Daniele e Geisa Neiva, CAR , STTR, ASSOCIAÇÕES, Comitê de Mulheres, Conselho de Mulheres e Centro de Referência para Mulher.

O Projeto Margarida é uma parceria da Secretaria de Política para Mulheres da Bahia – SPM BA e o Ministério de Desenvolvimento Agrário- MDA, e tem por meta beneficiar 21 mil mulheres na Bahia.

Após o mapeamento, os resultados da tabulação serão encaminhados a SPM BA, para que as demandas sejam atendidas e que seja gerada também uma publicação.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo