CN

Pesquisar

Seabra, que um dia pertenceu a Lençóis, comemora 128 anos de emancipação dia 14. Veja fotos antigas

Seabra, na Chapada Diamantina, comemora 128 anos de emancipação neste 14 de maio de 2017. A cidade é considerada a Capital da Chapada Diamantina pela sua extensão territorial e importância socioeconômica. São 128 anos de fundação do município que hoje têm 115 povoados e mais dois distritos: Jatobá e Várzea do Caldas. A cidade possui 45 mil habitantes e está situada aproximadamente a 930 mts de altitude acima do nível do mar, possuindo um clima úmido e sub-úmido, onde se destaca a Serra da Cotréia, um dos pontos culminantes do Município, já que, está a 1.125 mts acima do nível do mar.

A cidade tem uma infraestrutura que dispões de hotelaria para o excedente turísticos das cidades vizinhas, como Lençóis, Iraquara e Palmeiras. No setor econômico tem um comércio forte e no setor cultural há tradição nos festejos juninos.

Este ano o aniversário será marcado com a realização da 25ª Festa dos Vaqueiros da cidade, com diversas bandas e premiações (veja aqui). Vale a pena agora, aguardar as próximas confirmações do São João.

Histórico da cidade

Em princípios do século XVII, florescendo as minas de ouro de Jacobina e de Minas do Rio de Contas, Portugal determinou a abertura de uma estrada que ligasse os dois núcleos. Essa, que cortava as terras hoje pertencentes ao município de Seabra, atraiu os primeiros povoadores, constituídos na maior parte de portugueses que aí se fixaram, organizando fazendas de criatório e lavoura. É da tradição oral de que o primeiro núcleo de população, nasceu no local denominado Parnaíba, também situado às margens da dita estrada real, que servia de pouso aos viajantes que o chamavam Passagem de Jacobina.

Campestre

Seabra, era chamada antes de Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina. O nome Seabra veio depois em homenagem ao ex-governador JJ Seabra, em 1915. Em sua história, Seabra primeiro foi denominada de Vila Agrícola de Campestre em um decreto criado em maio de 1863, um distrito subordinado ao município de Lençóis. Porém, em 14 de maio de 1889, então é desmembrada de Lençóis e elevada à categoria de vila (Vila Agrícola de Campestre).

Em 1821 é elevada à condição de cidade com denominação de Campestre. Mas, somente em 1915 recebe a denominação de Doutor Seabra em homenagem ao ex-governador JJ Seabra, porém somente em 1931 é que o município de Doutor Seabra passou a denominar-se simplesmente Seabra.

Fotos de Seabra antigamente (fotos IBGE)

Da redação – Chapada News

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo