sexta-feira ,19 outubro 2018
Página Inicial / As Mais Lidas / Seabra: Reitor desmente boatos, UNEB continuará em Seabra. Confira entrevista.

Seabra: Reitor desmente boatos, UNEB continuará em Seabra. Confira entrevista.

Vice Diretora (Cristiane Andrade) e Diretora (Iranice Carvalho), posam para foto com o Reitor da UNEB (José Bites).

Na última sexta-feira, 15, o reitor da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) visitou o campus da UNEB em Seabra, para ouvir as demandas dos alunos e funcionários para o ano de 2018, já que no dia 6 de janeiro, ele será empossado do seu segundo mandato. Nessa vinda, ele esclareceu com exclusividade ao Chapada News alguns boatos.

O primeiro foi: Esclarecer os boatos de que a reitoria quer fechar o campus Uneb Seabra, e o transformar em um polo EAD:

O reitor diz que durante o processo eleitoral, ele e o vice Marcelo Ávila, não falaram do fechamento de nenhum dos campi da UNEB, “pelo contrário, o nosso projeto defende a expansão da educação superior na Bahia, considerando inclusive a demanda por formação, que é grande”. Ele ainda reforça que vem trabalhando, conforme seu projeto de gestão, que é o de fortalecimento do campus de Seabra. Que visa além de consolidar os cursos existentes e no ano seguinte trazer um curso de mestrado para Seabra. Pensa na consolidação de projetos inclusivos, como o de formação de Comunidades Quilombolas, o Universidade Para Todos (UPT), o qual existe em várias cidades da Chapada.

Conquista e construção da sede própria:

Nos últimos 3 anos, se conseguiu resolver o problema do terreno, que foi cedido pelo Estado. O plano para o início da ano seguinte (2018), já no início do mandato é a reforma de um dos pavilhões que existe no terreno do antigo DERBA (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia), além de a construção de um novo pavilhão. Processo que foi destravado agora em Novembro, pois necessitava de alguns encaminhamentos da SAEB (Secretária da Administração do Estado da Bahia ), e já no início de janeiro será feita uma licitação. A intenção é de que tudo esteja resolvido até julho de 2018, se tudo correr bem com o processo licitatório para a construção de uma estrutura de salas de aula. O projeto visa 20 salas, bem amplas e estruturadas, salas essas para: o administrativo, salas de aula e laboratórios.

Importância da Uneb para o território da Chapada Diamantina:

O campus de Seabra, juntamente com o das cidades vizinhas, Itaberaba e Irecê, constituem o maior e mais importante pólo de educação superior pública, gratuita da Chapada. Tem sido dada uma atenção especial a formação dos professores, bem como de todos os profissionais que integram a faculdade nas outras áreas, para se trabalhar cada vez melhor. Também foram feitos projetos de pesquisa que integram toda a comunidade, trazendo benefícios para a população.

Planos para os cursos da UNEB em 2018:

Os planos para os quatro cursos que a UNEB Seabra tem hoje, cursos esses constituídos de formas diferentes, sendo eles Letras com Português e Inglês, Jornalismo e Pedagogia.

Os cursos de Letras (Literatura e Língua Inglesa) nos próximos 2 anos, como todos os cursos da UNEB, passarão por uma restruturação curricular, para que os cursos se tornem mais atraentes e tenham mais alunos. Além de projetos para que os professores permaneçam maior tempo possível no departamento, e que tenham maior interação com a região.

O curso de Jornalismo, que é em cooperação com Juazeiro, passará por uma nova estruturação, e se tornará vinculado com o departamento, esse curso ainda passará por aprovação.

O curso de Pedagogia, o mais recente, que é em cooperação com Barreiras, ainda precisa de uma análise se há a necessidade de permanência ou não, se a região realmente tem carência de profissionais nessa área.

Para finalizar a entrevista o reitor diz que nenhum campus vai fechar, e que nenhum campus poderá ficar somente com 1 ou 2 cursos, ainda mais com a estrutura cara da qual dispõem. Mas se o departamento funcionar com 4 ou 5 cursos, ele dará um retorno efetivo para o território.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra: Hospital Regional da Chapada abre Processo Seletivo Cadastro Reserva

No período de 18 até o dia 22 de Outubro de 2018, estará aberto Processo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *