CN

Pesquisar

SEABRA: Seminário de Circo e Teatro tem edição no município

img-20161204-wa0002-1

Paulo Atto, Débora Moreira, Lívia Mattos e Aline Amado participam de mesa e oficinas gratuitas, de 9 a 11 de dezembro

OFICINA PARA ATORES: COMPOSIÇÃO CORPORAL DRAMÁTICA EM SEABRA

05 á 09 de Dezembro de 2016 – auditório do CES  19h

GRATUITO

Facilitador: Paulo Atto

A Oficina

A Oficina parte das experiências e vivências acumuladas ao longo de mais de 30 anos de trabalho do diretor teatral Paulo Atto no treinamento e preparação dos componentes de sua companhia e atores de diversas culturas e contextos em muitos países. O resultado desta trajetória está reunida no processo de Composição Corporal Dramática – uma proposta de construção da personagem a partir do desenvolvimento psicofísico do ator através de exercícios interpretativos, físicos e vocais. A ideia central é trabalhar a construção do personagem a partir do repertório do próprio ator, desenvolvendo novas possibilidades de abordagem do corpo e do texto.

atto-2O Diretor

Paulo Atto é produtor cultural, diretor teatral e dramaturgo desde 1983. Participou de programas, festivais, seminários sobre cultura e artes cênicas na Alemanha, EUA, México, Rússia, Espanha, Venezuela, Colômbia, Equador, Suíça, Canadá, Cuba, Dinamarca e  Portugal.

Dirigiu mais de 30 espetáculos no Brasil e exterior, foi diretor de shows musicais de Vânia Abreu, Carla Visi, Márcia Short, Wilson Café e banda Cheiro de Amor. Como dramaturgo escreveu mais de vinte textos teatrais e publicou o livro Desmontando Shakespeare em 2012 pela editora Terceira Margem.

O II Seminário de Criação em Circo e Teatro chega em dezembro ao território Leste do estado. A programação, que acontece de 9 a 11 de dezembro, em Seabra, inclui mesa de debates e oficinas gratuitas com os profissionais Paulo Atto , Débora Moreira, Lívia Mattos e Aline Amado irão envolver artistas dos segmentos. O seminário é uma realização da Coordenação de Teatro/Coordenação de Circo/Diretoria das Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Todas as atividades são abertas ao público.

Para a participação nas oficinas será necessário inscrição prévia via formulário online, pelo endereço goo.gl/2th70Z .  Serão inscritos até 30 participantes por oficina, cuja carga horária é de 4 horas, podendo todos os inscritos participar de ambas as atividades. Os participantes das oficinas receberão certificado.

O conteúdo abrange a Oficina de Processos Criativos com Paulo Atto, Oficina de Mímica Corporal Dramática com Débora Moreira, a Oficina Música para a cena e ainda a Oficina de Técnicas Circenses com Aline Amado.  Todos estes conteúdos voltados para os processos criativos em Circo e Teatro. Laura Franco será a palestrante na mesa de diálogos.

O Seminário tem como objetivo promover um espaço de reflexão em torno de processos de criação em circo e teatro e outros aspectos inerentes à criação artística, importante elo da rede produtiva destas linguagens. A Funceb é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O II Seminário de Criação em Circo e Teatro atende a uma das diretrizes da SecultBA, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Conta com apoio local do Hotel Chapada, Academia Taisan de Kung Fu, Centro Educacional de Seabra CES, Nanda Costa Fotografia, Chapada News – www.chapadanews.com

a89e38ab-6518-47ff-b247-7a60732f04d0

Oficinas – Processos Criativos, com Paulo Atto: A atividade propõe a construção da personagem a partir do desenvolvimento psicofísico do ator através de exercícios interpretativos, físicos e vocais. Mímica Corporal Dramática, com Débora Moreira: A oficina irá abordar elementos de dramaturgia do corpo, o corpo no espaço e dramaturgia na cena, por meio da utilização de improvisações e criação.

Música Para Cena, com Lívia Mattos: A oficina abordará a relação da criação e uso da música para apresentação de outras linguagens artísticas – para cena – destrinchando mais profundamente a relação música/circo no Brasil. Serão apresentadas e discutidas referências dessa interface, analisando possibilidades de criação.

Técnicas Circenses, com Aline Amado: A oficina terá viés para o tecido acrobático e será conduzida de forma que os praticantes aprendam não só a técnica, mas também tenham o entendimento da relação corpo e tecido, para construírem o movimento de forma consciente e eficaz.

Mediadores e oficineiros – Paulo Atto é produtor cultural, diretor teatral, gestor e consultor em projetos de arte, cultura e desenvolvimento sócio-cultural desde 1983. Participou de programas, festivais, seminários sobre cultura e artes cênicas, palestrante e facilitador de workshops já tendo realizado oficinas, palestras e desenvolvido projetos e eventos em vários países europeus e latino-americanos. Convidado da UNESCO para o Fórum permanente de Programas de Desarollo Sociocultural de América Latina e Caribe. Coordenador Geral do Programa ArtEducAção Bahia em Ilhéus de 2003 a 2008, membro fundador da Rede Ibero Americana de Animação Sócio-Cultural, com sede em Salamanca/Espanha, e da Rede Cultural do Mercosul, Coordenador Geral do Projeto Tim Grandes Escritores realizado em Ilhéus e Itabuna. Membro associado da SGAE – Sociedad General de Autores y Escritores de España.

Débora Moreira é atriz, dramaturga, professora e produtora cultural. Diplomada em Mímica Corporal Dramática no Brasil em 2004, com o aval da International Mime School of London, é mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, integra o Mimus – Companhia de Teatro e é membro do conselho editorial da Revista Mimus. Como professora lecionou na Escola de Teatro da Ufba como professora assistente e no curso Permanente Mímica Corporal Dramática também na ETUFBA e no Theatro XVIII. Coordenadora do grupo de Teatro da Cultura Inglesa (Drama Club) – 2005 a 2010. Professora de Mímica Corporal Dramática no projeto Retrate Interior (SATED – Ba) em 2008 e 2010, no projeto Mimus – Oficinas Gratuitas de Mímica e Teatro Físico (2009 e 2010) e do projeto VIVA MÍMICA, 2010. Professora de Mímica Corporal Dramática do Balé do Teatro Castro Alves (2012). Professora do curso de Mímica Corporal Dramática da Fundação Pierre Verger (2016).

Aline Amado é educadora e pesquisadora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFACS, em 2011, e licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, em 2014. É também pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança, também pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDANCA UFBA 2014). Além do desenvolvimento de uma pesquisa a cerca do tecido acrobático potencializado por sua experiência em dança.

Laura Franco é Diretora teatral, atriz, musicista e produtora cultural, Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com pesquisa acerca do Teatro den-di-Casa – seu núcleo permanente de realização de trocas culturais em povoações rurais do Nordeste Brasileiro. Laura Franco é Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a graduação foi pesquisadora/bolsista (Fapesb – 2007/2008; CNPQ – 2008/2009) integrante do projeto Imaginário e Processos de Criação, coordenado pela Professora Doutora Sonia Lúcia Rangel.

Lívia Mattos é formada em Sociologia pela Ufba e pesquisa a música no circo. Foi no circo que começou a sua carreira artística ao se interessar pelo acordeom como recurso cênico. Em 2008 iniciou sua carreira solo e desde então já se apresentou pela Bahia, Brasil e Europa. Atualmente trabalha em parceria com o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina.

SERVIÇO

II Seminário de Criação em Circo e Teatro/ Etapa Leste – Seabra
Mesas de Discussão e Oficinas sobre Processos Criativos em Circo e Teatro

Dia 09.12
18h às 21h – Oficina de “Processos Criativos” com Paulo Atto.

Dia 10.12

09 às 13h – Palestra com Laura Franco seguida de  Ciclo de debates acerca de processos de criação com Lívia Matos, Aline Amado, Débora Moreira e Paulo Atto.

14h às 18h – Oficina de Mímica Corporal Dramática com Débora Moreira.

Dia 11.12

9h às 13h – Oficina de Música para Cena com Lívia Mattos;

14h às 18h – Oficina de Técnicas Circenses com Aline Amado.

Centro Educacional de Seabra CES e Colégio Estadual Dr. Antonio Carlos Magalhães

Aberto ao público

INSCRIÇÕES: formulário online pelo endereço: goo.gl/2th70Z

Mais informações:

Articuladora local: ANNE ALVES 75 99188-0688

annealvesadm@gmail.com

Coordenação de Circo e Teatro/Dirart, da FUNCEB

Contatos: (71) 3324-8522/(71) 3324-8525

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo