Página Inicial / Sem categoria / Seabra: Sr. Abdias de Souza Teles, ex-vereador, recebe homenagem solene da Câmara de Vereadores de Seabra

Seabra: Sr. Abdias de Souza Teles, ex-vereador, recebe homenagem solene da Câmara de Vereadores de Seabra

Sr. Abdias recebe homenagem da Cãmara dos Vereadores/Foto: Camara Vereadores de Seabra

Nesta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores de Seabra, em sessão solene requerida pelo Vereador  Lauro Roberto, foi realizada homenagem ao ex-vereador Sr. Abdias de Souza Teles, um grande conhecedor e cumpridor das leis que exerceu em quatro mandatos no município, de 1971 a 1988.

Com a presença da sociedade e da família, a sessão seguiu cheia de homenagens e aplausos ao Sr. Abdias. O Vereador Lauro trouxe a história do Sr. Abdias em sua justificativa, a qual merece a publicidade a seguir.

Sr. Abdias ex-vereador de Seabra

O Sr. Abdias de Souza Teles tem 87 anos e é natural de Seabra, nascido no povoado de Saquinho, casou-se com a Sr.ª Ana de Jesus e foi agraciado com 12 (doze) filhos. O Sr. Abdias é um homem íntegro, pai exemplar, esposo respeitoso e um avô carinhoso, homem de caráter integro, sério, bom, repleto de valores morais, dotado de inteligência e de grandes princípios e qualidades e sempre teve a honestidade como uma de suas maiores virtudes.

O senhor Abdias de Souza Teles também foi um homem público, exerceu por 4 vezes o mandato de vereador neste município. Sendo eles:

1 – O primeiro mandato entre os anos 1971 a 1973, onde ocupou a função de Segundo Secretário da Mesa Diretora;
2 – O segundo mandato de 1973 a 1976, onde ocupou no primeiro biênio a função de vice-presidente da Mesa Diretora e no segundo a de Presidente da Mesa Diretora;
3 – O terceiro mandato exercido foi entre os anos de 1977 a 1982;
4 – E exerceu seu quarto mandato entre os anos de 1983 a 1988.

Foi um vereador comprometido com as obrigações de seu cargo num período em que os edis não recebiam subsídios. O senhor Abdias de Souza Teles é parte da memória viva de Seabra. Nesse novo tempo ele simboliza o desprendimento, a responsabilidade, o dever de probidade e os princípios da administração pública como preconiza o artigo 37 da Constituição Federal. Trabalhar sem receber salário na maior parte de sua vida pública e ainda assim fazê-lo com afinco e dedicação tornando-se um notável conhecedor da legislação municipal. Sem dúvidas um grande exemplo que deve inspirar muitos que estão ou que queiram entrar na vida pública. Em tempos em que as atividades públicas praticamente se confundem com interesses econômicos é preciso lembrar que o desprendimento no exercício da política pode ser um caminho a ser seguido por todos que almejam a vida pública. Agir em defesa da municipalidade cumprindo e fazendo cumprir as leis vigentes precisa ser um dever sempre presente em nossas ações.   Homenagear esse grande e respeitável homem, ex vereador, pai de família exemplar é tomá-lo como baliza e inspiração para qualificarmos o trabalho legislativo. É valorizar a memória e a história do nosso povo e dos líderes que construíram os caminhos que por hora continuamos a aprofundar e trilhar.

Segundo  Jacques Le Goff“Tornarem-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas”. Não vamos pois, relegar O Sr. Abdias de Souza Teles ao esquecimento. É fundamental homenageá-lo em vida, marcar sua história nos anais da Câmara de Vereadores de Seabra, bem como na memória dos jovens que não conhecem a importância e a dignidade desse grande homem seabrense.

Vivemos hoje uma realidade muito preocupante, pois, os valores éticos, morais familiares são cada vez mais desprestigiados em suas essências. Os bons exemplos precisam ser lembrados em vida. Por isso, requeiro aos meus pares e ao presidente da Mesa Diretora uma sessão solene para oportunizar o senhor Abdias de Souza Teles e família uma homenagem por parte desta casa Legislativa, para que fique registrado nos anais da Câmara Municipal de Seabra a quão e tão importante foi a sua contribuição para a história da nossa terra mãe. De Lauro Roberto Ferreira de Oliveira.

Ainda durante as homenagens os filhos do Sr. Abdias também leram um texto em reconhecimento aos valores do pai:

“Estamos aqui para expressarmos nosso sincero e verdadeiro afeto ao Sr. Abdias, por ser um homem maravilhoso, dedicado e que, com a sua missão de pai ensinou-nos a absorver a imensidão fecunda de sua bondade.

No dia a dia, cada palavra que nos é dita, podemos ver a segurança que tem na sua experiência ao longo da vida, e ficamos a imaginar como um ser pode se tornar tão perfeito, e transmitir tanta sabedoria a todos que estão ao seu derredor.

Somos todos portadores de uma bagagem de qualidade, porque você pai, nos ensinou carregar uma “garra”, uma coragem apreciáveis, nos mostrando caminhos retos, nos fazendo assim honrados de sermos seus filhos e homens e mulheres de bem na sociedade.

Por isso pedimos sempre ao onipotente, em nossas orações, que lhe dê vida em abundância para que os seus ensinamentos, a sua luz venha sempre refletir cada vez mais  no nossos caminhos.

Agradecemos a todos representantes da casa, e em especial o professor Lauro, por ser o mentor dessa homenagem e também pelo trabalho realizado com os seus alunos(as) da Escola Alvina Rocha.

Obrigado. ” (Dos Filhos).

Acompanhe fotos da solenidade:
Fotos cedidas pela Câmara de Vereadores e Chapada News

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Crise retirou R$ 7,2 mil dos lares baianos

  Faturamento do comércio na Bahia caiu 21% nos últimos dois anos A crise na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *