CN

Pesquisar

SEABRA: Universidade Aberta à Terceira Idade em Seabra inova em Projeto de contação de história

Grupo da UATI/FOTO: Reprodução/UNEB

A UATI (Universidade Aberta a Terceira Idade), abre suas portas nessa quarta feira dia 25  de Outubro para o novo projeto de narrativa de histórias folclóricas. Considerada referência para a terceira idade na região, a UATI conta hoje com cinco oficinas: Inglês, informática, crochê, yoga e leitura.

Uma das novidades da edição de 2017 é dar oportunidade a essas pessoas de rememorar e  trazer visibilidade às suas próprias histórias, numa interação contínua com o  folclore regional que permite o resgate de suas raízes. Rememorar para cada participante da UATI tem uma singularidade, para D. Bete, 85 anos:

“É trazer aquilo que está guardado dentro de nós, é  manter o pensamento positivo em relação ao que nos cerca”. D. Bete está na UATI há três anos e afirma que a participação nas oficinas  amplia sua percepção entorno da realidade em que vive.

Fundada desde 2013 a UATI em Seabra objetiva romper com as considerações errôneas a respeito do envelhecimento como um estado patológico que leva a sua estigmatização, o projeto desenvolvido incentiva assim ao protagonismo social do idoso  e desmistifica as ideias de imobilidade relativas á terceira idade, que são construídas culturalmente.

Em quatro anos as organizadoras da UATI já percebem um progresso notório na forma dessas beneficiárias lidarem com o seu bem estar e as relações interpessoais. A concretização do projeto se dá através de roda de discussões em mesa redonda, que abordam temáticas concernentes à realidade regional, somadas às histórias pessoais centralizadas no convívio entre gerações, possibilitando assim o fortalecimento das relações afetivas e duradouras.

Evento: O Folclore e a Nossa História
Local:  Universidade do Estado da Bahia, rua Padre Justiniano Costa, 461, Boa Vista
Horário: 13:30 ás 17:00
Data: 25 de outubro de 2017

(Chapada News – Texto de  Maiudes Anjos Cruz, graduanda de Comunicação Social/Jornalismo em multimeios UNEB campus XXlll  Seabra-Ba)


Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo