CN

Pesquisar

Serra do Orobó terá mutirão de limpeza como ação da Santa Casa de Ruy Barbosa

Uma ação ambiental no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, no próximo dia 8 de maio, deve marcar as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado antes, em 5 de junho, próxima quarta-feira. É que a Santa Casa de Misericórdia da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e junto com a população local, promove uma ação ambiental na Serra do Orobó. Denominada de ‘Trilha sem Rastros’, essa atividade fará mutirão de limpeza na serra, que é famosa na região por abrigar espécies raríssimas de orquídeas.

A ação do próximo sábado (8), a partir das 6h da manhã, pretende limpar a paisagem – considera um dos cartões postais da cidade chapadeira. Os voluntários presentes na ação serão acompanhados por brigadistas e um guia. Eles vão portar sacos de lixo, água, luvas e ao final um carro auxiliará na retirada do lixo recolhido.

Ponto turístico na região, a Serra possui 346 metros de altitude e três biomas (cerrado, caatinga e remanescente da Mata Atlântica), além de contar com muitas espécies de bromélias e orquídeas raras. Quatorze nascentes são encontradas na serra, com importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fontes de vida para outros organismos.

A Serra já despertou a atenção do Greenpeace Brasil, que iniciou uma campanha alertando para o risco de um desastre ambiental que o local corria, em virtude de atividades de mineração (veja aqui). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os principais conflitos ambientais presentes no local são as queimadas, desmatamentos, retirada de orquídeas (espécies raras, com alto valor, são alvo do comércio clandestino) e a exploração mineral.

Entre os principais materiais descartados no local, está o plástico. O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O levantamento foi realizado pelo WWF e analisou a relação com o plástico em mais de 200 países. 

 

 

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo