terça-feira ,17 outubro 2017
Página Inicial / Entretenimento / Trabalhadoras da Chapada são tema de mostra fotográfica de Alexandre Augusto em Salvador

Trabalhadoras da Chapada são tema de mostra fotográfica de Alexandre Augusto em Salvador

Foto: Divulgação

O jornalista, escritor e fotógrafo Alexandre Augusto abre, no dia 24 de maio, em Salvador, a mostra fotográfica “Mulheres de Pedra”. Em cartaz no Teatro Gregório de Mattos, a exposição reúne 21 imagens que retratam a vida de trabalhadoras de Itatim e Itaetê, na Chapada Diamantina, que ganham o sustento gebrando blocos de pedras gigantes.

“Meu primeiro sentimento foi achar aquilo tudo uma exploração. Foi quando uma das senhoras mais velhas da pedreira me disse: ‘Moço, meu pai foi cortador de pedras e eu faço isso desde menina. Agradeço a Deus todos os dias pela pedra. Foi com a pedra que criei meus filhos. É com a pedra que hoje eles criam meus netos’”, conta Alexandre, que vive sua primeira experiência como fotógrafo profissional.

“As mulheres da Chapada trabalham de sol a sol para botar comida na mesa. Mesa que de noite elas vão arrumar para os maridos e filhos. É isso que quero mostrar com as minhas fotos. Foi isso que os meus olhos viram. A dignidade dessas mães, esposas e filhas. Mulheres de Pedra tanto no sentido mais literal quanto no mais poético. Força, beleza, aridez, delicadeza… tudo junto”, acrescentou.

A mostra é dedicada à avó do artista, considerada por ele a mulher mais forte que conheceu. “Sertaneja que morou numa colônia rural do Incra, na cidade de Santa Brígida, nos anos 60, teve de ficar quase uma década morando longe dos filhos. Lembrei dela muitas vezes durante esse projeto. As mulheres têm importância extrema na minha vida. Além da minha avó, tenho o exemplo da minha mãe. Viúva que criou os cinco filhos sozinha. Ela foi mãe, pai, chefe de família. É mais uma mulher de pedra na minha vida”, lembra Alexandre Augusto. A exposição segue em cartaz de terça a domingo, das 14h às 19h, até 30 de julho.(Bahia Notícias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra Prime 2017, a festa do verão

“SEABRA PRIME A FESTA” FESTA DE VERÃO!!!! ONDE TODOS OS CAMINHOS TE LEVA A ÁREA …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *