CN

Pesquisar

Utinga: Incêndio florestal é controlado após quatro dias de intenso combate

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu o município de Utinga, na Chapada Diamantina, no último dia 3 de novembro. Desde então, o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia atua no combate ao incêndio florestal com apoio de brigadistas voluntários do município de Bonito, servidores da prefeitura de Utinga, além de voluntários do município e da Fazenda Sarpa. No total, 42 pessoas atuaram de forma intensa para o controle do incêndio, que avançou aproximadamente 10 km em um terreno acidentado e de difícil acesso.

Devido às altas temperaturas, e à mudança constante do vento, as ações de combate terrestre se tornaram perigosas, sendo necessário apoio aéreo, com duas aeronaves Air Tractor do Programa Bahia Sem Fogo, com capacidade de armazenamento de 1,8 mil litros de água para combate a incêndios florestais. Foi realizado o controle de todo o perímetro da área afetada, confirmando o confinando do incêndio florestal e não permitindo o seu avanço.

Militares do Corpo de Bombeiros farão ainda o trabalho de rescaldo e monitoramento ao longo do perímetro do incêndio para evitar reignições. A logística empregada contou com duas pick-ups do CBMBA e uma da fazenda Serpa; um auto rápido do CBMBA e um da prefeitura de Utinga; um trator agrícola com pipa de 1.000 L.; um trator esteira; um caminhão pipa – 12.000 L. da Prefeitura de Utinga; um caminhão pipa – 12.000 L. da prefeitura de Bonito; um caminhão para transporte de pessoal da prefeitura de Bonito; dois aviões Air Tractor do Programa Bahia Sem Fogo.

 

Fonte: Sema

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo