CN

Pesquisar

Vídeo: Em Xique-Xique-BA fenômeno climático semelhante a ‘tornado’ é filmado por populares.

xx

Os moradores da cidade de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na Bahia, se assustaram com um fenômeno climático que é semelhante a um tornado, de acordo com meteorologistas, na tarde de terça-feira (6).

A cidade registrou ventos fortes e chuva de granizo, que causaram estragos como derrubada de telhados, muros, árvores e postes. No vídeo gravado pelo celular por Josergio dos Santos, os moradores se desesperam com a passagem do redemoinho de poeira, que teria derrubado uma canoa e passado por uma casa.

Apesar dos estragos, o prefeito da cidade, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, disse que não houve registro de feridos e desabrigados. O meteorologista do Climatempo César Soares explica que o fenômeno que assustou os moradores é o “landspout”, que não tem tradução no português, uma espécie de tornado no céu, causado por uma variação de pressão. “Digo espécie porque os tornados se formam com a presença de nuvens grandes do tipo ‘cumulonimbus’ que não é observada no seu vídeo. Já o landspoud se forma na presença de nuvens do tipo torre de ‘cumululs’, muito parecidas com as que temos no vídeo. Dessa forma temos uma grande variação de pressão no local que acaba provocando os ventos fortes e giro na coluna de ar”, avalia. (G1 Bahia)

ASSISTA:

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo