CN

Pesquisar

Xique-Xique-BA: Por causa da seca, milhares de peixes morrem na Lagoa de Itaparica

Foto: Divulgação

Devido a estiagem, milhares de peixes estão morrendo na Lagoa de Itaparica, que fica entre os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na região de Irecê.

A Lagoa de Itaparica é a maior e mais importante das margens do Rio São Francisco e funciona como berçário natural para a reprodução de organismos aquáticos.

Em 2015, essa importante Lagoa ficou totalmente seca, o que afetou a vida dos pescadores e da economia local. Dois anos depois, a lagoa volta a sofrer com o mesmo problema, que é a falta de água. O berçário está quase seco.

Recentemente, uma ação voluntária salvou vários peixes das lagoas formadas com as águas do Rio São Francisco, em Xique-Xique. A retirada dos peixes contou com a participação de membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), professores e alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), como também com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as espécies de peixes salvas, estão: matrinxã, curimatã, mandi, piau, sarapó, sardinha e piabas. A falta de água na lagoa vem afetando a vida dos pescadores e a economia local. (Fonte: Central Notícia)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo