CN

Pesquisar

#Fotos: Voos panorâmicos de balão mostram ainda mais as belezas da Chapada Diamantina

Segundo relatos, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos para voar de balão de ar quente do mundo | FOTO: Divulgação |

Imagens de tirar o fôlego, seguidas de sensações de paz e tranquilidade. Esses sentimentos tomaram conta de quem contemplou a beleza da Chapada Diamantina a bordo do balão da Eme Amazônia. Contemplar a beleza da Chapada Diamantina de um ângulo totalmente inusitado virou realidade para poucos privilegiados no mês de janeiro. O piloto Cassiano Marques de Oliveira, que tem experiência de quase seis anos e mais de 400 horas de vôo, principalmente nos céus da Amazônia, realizou voos na região. Ao Jornal da Chapada o piloto disse que gostou tanto que pretende voltar. Só não revelou a data. Ele foi o segundo balonista que mais sobrevoou a Chapada.

Ele fez também um voo cativo, como uma forma de apresentar o passeio à população da cidade, sob amarras, em frente a igreja Senhor Bom Jesus dos Passos. Nos voos matutinos as aventuras começavam às 4h30, saindo de carro de Lençóis até uma das bases escolhidas para armar o balão, na região de Campos de São João, em Palmeiras. Durante o trajeto, o comandante Cassiano Marques dá uma breve aula balonismo, contando seu histórico, uma introdução de como é feita a montagem do balão, o sistema de propulsão a ar quente e aborda também detalhes para quem desejar dar continuidade ao curso de balonismo.

A correta avaliação do tempo, que requer ventos suaves, é necessária para a montagem do balão, sempre sob orientação e acompanhamento do piloto Marques, que conta com uma equipe especializada para a operação. Tudo pronto, todos a bordo, balão inflado, e com muita suavidade, quase sem perceber, todos já estão a 100 metros do chão. O balão voa horizontalmente, variando as direções conforme as correntes de ar. Nessa hora, o piloto avalia a direção, velocidade do vento e altitude, posicionando o balão para que siga sua trajetória para melhor aproveitar o passeio. A paisagem que se avista lá de cima é de soneto. Uma calmaria invade o viajante e faz com que os problemas do dia a dia sejam deixados no solo.

“Voar sobre a Chapada Diamantina está sendo a realização de um sonho, uma conquista e uma superação do desafio de sair do Acre, percorrendo mais de 4 mil quilômetros de estradas, para realizar esses voos aqui. A Chapada é um dos lugares mais bonitos para voar de balão de ar quente do mundo. Suas paisagens são lindas, com suas serras, montanhas e morros escarpados, cânions e o bioma de transição de serrado e caatinga formam um conjunto espetacular”, declarou Cassiano. Para os turistas que experimentaram a sensação, voar de balão é indescritível. “Foi uma experiência incrível, principalmente por todo planejamento detalhado em transformar o vôo numa experiência exclusivamente única”, disse a visitante Jacqueline Moreira. Jornal da Chapada com informações do site Guia Chapada Diamantina.

Veja fotos

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo