CN

Pesquisar

Andaraí: Assentamento espera colher 100 toneladas de abacaxi entre 2022 e 2023

O assentamento ‘Salubrinho’, situado no município chapadeiro de Andaraí, tem a expectativa de colher 100 toneladas de abacaxi entre o biênio de 2022 e 2023. A safra inicia neste mês de agosto.

No local, também há produção de aipim, feijão, laranja, limão e manga. Atualmente também acontece a introdução do cultivo do maracujá. Dentre as 40 famílias beneficiárias da reforma agrária nessa área, 13 se dedicam ao cultivo do abacaxi que leva 14 meses para produzir.

Só o assentado Gilberto Oliveira colhe anualmente entre 30 e 40 mil unidades de abacaxi. No auge da colheita, ele conta que comercializa caminhões da fruta junto a atravessadores. Os valores variam entre R$ 1 a unidade e até duas unidades por R$ 5.

A agricultora Eni Rodrigues Teles, também produtora de abacaxi, conta que eles costumam comercializar o produto nas feiras dos municípios de Cascavel, Mucugê, Itaetê, Andaraí, Redenção e Wagner. Além disso, ela conta que se a produção no município de Itaberaba é grande, cai o preço do abacaxi, pois a oferta é muito maior nas feiras.

Introdução do Maracujá
Com dificuldades de comercialização do abacaxi enfrentadas pelas famílias, o técnico agrícola Antônio Novaes, da Prefeitura de Andaraí, vê a introdução do maracujá como uma alternativa. Para isso, a prefeitura preparou o solo para o plantio em parcelas do assentamento.

“O maracujá possui uma rede de comercialização melhor. Além disso, o tempo de produção do fruto é mais curto. Enquanto o abacaxi tem um ciclo de um ano e meio, o maracujá produz quatro vezes ao ano”, frisa Novaes.

De acordo com o técnico, é importante os assentados conciliarem as lavouras do maracujá e do abacaxi, além da produção de culturas de subsistência, mais voltada para o consumo interno do assentamento.

CN com informações do Jornal Dia a Dia.

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo