CN

Pesquisar

Andaraí: Praça da Ciência é inaugurada no aniversário de emancipação da cidade

O município de Andaraí, na Chapada Diamantina, teve uma unidade da Praça da Ciência inaugurada na última sexta-feira (28), data em que é comemorado seu 126º aniversário de emancipação político-econômica. A praça, uma iniciativa encabeçada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), é uma forma diferenciada de ensinar e aprender noções de física e está diversos municípios da Bahia. A inauguração aconteceu após um desfile cívico, feito em homenagem à data comemorativa.

Instalado na Praça São Francisco, no Alto do Ibirapitanga, o equipamento científico conta com conchas acústicas, bicicletas geradoras, harpas de tubo, alavancas, cadeiras e basquete giratórios, além de balanços de comprimentos diferentes. “Todos esses brinquedos vão permitir que professores, estudantes e até mesmo líderes comunitários de Andaraí e das cidades vizinhas possam se divertir enquanto lidam com um assunto tão importante como a Física. A Praça da Ciência é um dos principais instrumentos de Popularização da Ciência da Secti”, afirmou Rodrigo Hita, chefe de Gabinete da Secretaria.

 

Parte do Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação, a Praça da Ciência será implantada em 40 municípios na primeira fase. Com a entrega em Andaraí, a Secti ultrapassa mais da metade da meta e chega à marca de 24 unidades instaladas. “A Praça da Ciência é muito importante pra Andaraí, uma cidade detentora de 16 escolas da rede estadual, sendo seis de tempo integral, proporcionalmente, a maior rede de escola integral do Brasil”, comemorou o prefeito João Lúcio.

A pequena Mirele Lira, de 6 anos, garante que nunca pensou que pudesse “brincar em um parquinho e aprender”. “Agora vou querer estudar ciência com mais vontade”, completou. Júlia Catarina, de 7 anos, disse ter adorado os brinquedos, mas afirmou que “o melhor é a cadeira giratória”.

Alcance
As populações de Muritiba, Mulungu do Morro, Caém, Maetinga, Caetité, Irecê, América Dourada, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Nova Canaã, Jitaúna, Condeúba, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco, Uruçuca e Nazaré possuem uma unidade do equipamento. Já a cidade de Juazeiro conta com duas praças. Com informações da Secti via Jornal da Chapada.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo