CN

Pesquisar

BAHIA: Bahia tem um dos piores índice de educação do país, no Governo Rui Costa

Com a aproximação das campanhas eleitorais, redobram as críticas ao setor de Educação ao Governador Rui Costa (PT) no interior da Bahia. As reclamações aumentam mais ainda porque a pasta foi comandada pelo então secretário Jerônimo Rodrigues (PT), atual pré-candidato à sucessão de Rui. Reforça-se a isso, o fato de a Bahia ter o terceiro pior desempenho do Brasil no Ideb 2019.

Além das críticas da Oposição na Assembleia Legislativa (ALBA), cresce no interior as reclamações de alguns prefeitos que destacam que em cada cidade que o governador visita, ele assina uma ordem de serviços para construção de novos colégios. Porém, rechaçam que o governo teve oito anos para investir na educação e não o fez, e questionam se as obras anunciadas sairão mesmo do papel.

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 não são animadores: a Bahia teve o terceiro pior desempenho do Brasil entre os alunos do Ensino Médio. Empatado com o Rio Grande do Norte, a nota dos baianos – 3,5 – só foi pior do que a dos estudantes do Amapá e Pará (3,4) e está longe da meta estipulada para este ano, que era de 4,5. A média brasileira foi de 4,2, também abaixo do previsto, de 5,0. O país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.

Publicidade

Além disso A Bahia ficou em último lugar, com nota 0, num ranking brasileiro de educação pública à distância durante a pandemia elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Salvador, por outro lado, ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras, com nota 5, muito superior à média das demais cidades, de 1,59.

Reforçando essa insatisfação, na Chapada Diamantina, estudantes do Colégio Estadual do Campo Rodolfo de Abreu, na zona rural de Jussiape, realizaram uma série de protestos contra o fechamento da unidade escolar pelo governador Rui Costa. Fechamento anunciado no último dia 30 de março, mesmo dia em que o colégio completava os seus 72 anos.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo