quarta-feira ,30 novembro 2022
Página Inicial / Meio Ambiente / Bahia: Gavião é resgatado em incêndio florestal na região oeste

Bahia: Gavião é resgatado em incêndio florestal na região oeste

Um gavião foi resgatado na manhã desta sexta-feira (7), em um incêndio florestal na região de Benfica, no município de Angical, oeste da Bahia.

O resgate foi feito por volta das 6h30, pelo Grupo de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal. A ave estava na zona rural, perto de uma área em chamas, e foi avistada pelos bombeiros, quando seguiam para iniciar mais um dia de combate a incêndios na região.

Após a captura, o animal foi levado para a sede do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Barreiras, para que pudesse ser avaliado e tratado de forma adequada.

“O gavião apareceu em um voo rasante e parou em frente a nossa viatura, na estrada. Percebemos que ele não estava conseguindo voar. Descemos do carro e realizamos o resgate. Avaliamos rapidamente e percebemos que aparentemente ele não estava ferido, nem com as patas queimadas, então resolvemos deixá-lo na sede do Inema para um cuidado mais específico”, explicou a soldado BM Lucinda Souto, responsável pelo resgate da ave.

De acordo com o capitão BM Daniel Santana, durante os combates aos incêndios florestais, os bombeiros militares seguem atentos não apenas nas áreas em chamas, mas em toda à fauna e flora.

“Todos eles têm esse cuidado, que é uma das nossas premissas. Ao mesmo tempo em que debelamos o incêndio, verificamos possíveis animais que estejam próximos e precisam de ajuda, assim como orientamos os moradores a como evitar o fogo e o que fazer em caso de princípio de incêndio. Cuidar na natureza também é uma das nossas metas”, destacou o capitão.

Além da base de Barreiras , na região Oeste, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atua em quatro bases de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia: em Lençóis, que atende a região da Chapada Diamantina, a de Vitória da Conquista que atua na região Sudoeste e na cidade de Juazeiro, atendendo a região Norte da Bahia.

CN com informações do G1.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

LENÇÓIS: Município firma acordo com MP para adequar política de gestão de resíduos sólidos (lixão)

O Ministério Público estadual firmou na última segunda-feira, dia 21, um Termo de Compromisso de …