domingo ,5 fevereiro 2023
Página Inicial / Política / BAHIA: Indígena Pataxó é cotada para assumir secretaria de saúde indígena em governo Lula

BAHIA: Indígena Pataxó é cotada para assumir secretaria de saúde indígena em governo Lula

Foto: Reprodução / Radar 64

A indígena Pataxó Luzia Silva Matos, natural de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, tem sido cotada para assumir um cargo no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o Radar 64, parceiro do Bahia Notícias, Luzia Pataxó, como é conhecida, deve ser o nome escolhido para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Integrante do grupo de transição do governo eleito, a baiana foi indicada ao cargo pela Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), pelo Movimento Indígena da Bahia (Miba) e pelo Conselho de Caciques Pataxó.

Ao site, Luzia disse que caso assuma a pasta quer levar as políticas públicas até a base indígena, com as equipes de saúde em atendimento diário ao mesmo público. Luzia Pataxó também pretende incentivar a construção de unidades de saúde indígena com o objetivo de fazer com que os atendimentos deixem de serem feitos em escolas e igrejas, como ocorre atualmente por falta de local apropriado.

Outra demanda é a maior agilidade em procedimentos de média e alta complexidade. Com 47 anos, Luzia Pataxó é casada, tem dois filhos, nasceu e mora até hoje na aldeia indígena de Coroa Vermelha.

Formada em Ciências Humanas e Sociais, é concursada no município de Porto Seguro, onde trabalha há 19 anos na área da saúde indígena. (Por Bahia Notícias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

MACAÚBAS: Após cassação por cota de gênero, 4 novos vereadores tomam posse na Câmara de Macaúbas

Após quatro parlamentares terem sido cassados por fraude na cota de gênero nas eleições de …