CN

Pesquisar

Bahia: No dia do Meio Ambiente, saiba como os baianos atuam para tornar o estado mais sustentável

Com 265 parques eólicos e 46 parques solares fotovoltaicos em operação, o estado da Bahia segue como líder de geração de energia sustentável no país. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2022, a Bahia correspondeu a 31% da geração total de energia eólica e 27% da solar.

São dados que colocam os baianos no topo das pautas socioambientais. Porém, ainda com problemas alarmantes como a emissão de gases estufa, o descarte incorreto de resíduos e a falta de consciência ambiental, no dia do Meio Ambiente, a Bahia e seus representantes debatem sobre como o estado pode ser ainda mais sustentável e ser referência para o restante do país.

Em Salvador, o vereador André Fraga, do Partido Verde (PV), é um dos personagens que promovem desenvolvimento sustentável e apresenta projetos diferenciados para a capital baiana. “O nosso mandato tem um grande projeto guarda-chuva que se chama ‘ODS nas Ruas’, que é uma kombi que usamos para fazer diversas ações. Fazemos doações de mudas, mutirões em hortas, no fim do semestre promoveremos uma batalha de rap com a temática sobre o desenvolvimento sustentável, e também damos suporte a movimentos ciclísticos. Enfim, tudo que tem a ver com a pauta o nosso projeto está presente”, comenta o vereador.

Através do poder político, Fraga busca apoio para seguir emplacando projetos sobre a temática na Câmara dos Vereadores. “Há a aprovação do PL da cannabis, a aprovação do projeto das Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs), que tem como objetivo incentivar a mobilidade ativa, a ciclomobilidade. […] Mas toda cidade como Salvador, com desafios de desenvolvimento gigantes, com desigualdades, há diversas prioridades como o investimento na área verde, criação de incentivos para construções sustentáveis, espaços públicos de integração e recuperação da conexão da natureza com hortas urbanas”, declara.

ESG: conscientização empresarial

Na Bahia ainda há iniciativas que trabalham em cima de um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Este conjunto é chamado “ESG”.

A Aganju, empresa de consultoria especializada na gestão social, liderada por mulheres, aparece com estas estratégias para contribuir na geração de impactos positivos em rede. Leana Mattei, mestra em desenvolvimento social e sustentabilidade e uma das fundadoras da Aganju, explica como elas atuam no setor empresarial da Bahia.

“Nós fazemos isso de muitas formas, seja através de treinamentos, palestras, programas, curadorias e também de consultorias especializadas que contribuem para que as empresas desenvolvam uma estratégia de gestão de impactos positivos através de uma inteligência mais estratégica na área de sustentabilidade”, explica Leana.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo