CN

Pesquisar

Bahia recebe novos médicos do Programa Mais Médicos

Um grupo de 38 médicos cubanos contratados para atuar em 30 municípios da Bahia através do Programa Mais Médicos foram encaminhados na última terça-feira (4) para as cidades baianas. Os profissionais são cooperados de reposição e vão substituir aqueles que solicitaram fim de missão ou não retornaram do recesso por algum motivo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), eles vão trabalhar nos municípios de Adustina, Andorinha, Aporá, Barra da Estiva, Cairu, Canarana, Cardeal da Silva, Castro Alves, Central, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Dias d’Ávila, Feira de Santana, Itaguaçu da Bahia, Itiúba, Jacobina, Macajuba, Maracás, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Nova Canaã, Novo Triunfo, Oliveira dos Brejinhos, Quijingue, Remanso, São Desidério, Teixeira de Freitas, Teolândia e Tucano.

Os médicos chegaram na segunda-feira (3). O Programa Mais Médicos foi lançado pelo Governo Federal em julho de 2013, com apoio da Sesab. Na época, a cobertura da Atenção Básica na Bahia era de cerca de 60%. Atualmente, o atendimento de Saúde da Família é de 72% na Bahia. No total, são 3.353 Equipes de Saúde da Família (ESF).

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que cerca de 100 profissionais brasileiros estão substituindo alguns que decidiram deixar o programa. Esses substitutos são médicos brasileiros que se formaram fora do país.

Ainda de acordo com a secretaria, 1.531 médicos atuam pelo Programa Mais Médicos no estado, sendo que 1.400 são intercambistas e 131 são brasileiros do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

No próximo mês, terminam o primeiro e o segundo ciclos do programa, e os médicos que vieram de fora vão retornar ao país de origem, já que os médicos só podem ficar fora por três anos. Outros profissionais de Cuba devem vir ao Brasil para substituí-los.

Fonte: Correio24horas

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo