domingo ,4 dezembro 2022
Página Inicial / Educação / BAHIA: Rede estadual de ensino adquire 6 mil exemplares do livro “Torto Arado”, ambientado na Chapada Diamantina

BAHIA: Rede estadual de ensino adquire 6 mil exemplares do livro “Torto Arado”, ambientado na Chapada Diamantina

Um evento marcou a aquisição de seis mil exemplares do livro “Torto Arado”, obra do escritor e baiano Itamar Vieira Junior, que se passa na região da Chapada Diamantina. Os exemplares serão distribuídos para 1.137 unidades educacionais em toda a Bahia.

A cerimônia, que ocorreu no auditório da Secretaria Estadual da Educação (SEC), nessa segunda-feira (14), também contou com a presença do titular da pasta e pré-candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis.

Torto Arado foi publicado pela editora Todavia, em 2019, e aborda temáticas como racismo e a escravidão no Brasil, vencendo, até aqui, três prêmios de literatura: Oceanos, Jabuti e Leya, este último, internacional, foi conquistado em Portugal.

Publicidade

“Buscamos, cada vez mais, uma escola plural, em que todos os temas sejam respeitados e debatidos. O material será disponibilizado e orientaremos o seu uso para contextualizar com os movimentos quilombolas, indígenas e Movimento dos Sem Terra (MST), por exemplo”, explicou o secretário Jerônimo Rodrigues.

O autor Itamar Vieira Júnior, que tem formação em Geografia, e doutorado em estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou o motivo de os temas expostos nos livros serem tão importantes para os estudantes e educadores. “Penso que o professor e o aluno podem usufruir dessa história e, a partir daí, pensar, quem sabe, uma história nova”, pontuou o escritor.

Torto Arado também trata sobre as relações de trabalho semi-escravagista; a discriminação racial; e a questão da terra, além de fortalecer as identidades e cultura dos povos e comunidades.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

BAHIA: Renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até sexta-feira (2)

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até a próxima sexta-feira (2/12) …