CN

Pesquisar

Bahia tem mais de 190 focos de incêndios nesta quinta; veja locais

A Bahia registra, nesta quinta-feira (13), 191 focos de incêndios florestais. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que aponta que a maioria das situações ocorre no oeste do estado. Do total, 149 queimadas afetam áreas em 19 municípios da região.

De acordo com o Inpe, os municípios de Riachão das Neves e São Desidério lideram o número de casos, com 19 focos cada.

Confira lista de focos em municípios do oeste baiano:

Riachão das Neves – 19 focos
São Desidério – 19 focos
Barreiras – 16 focos
Luís Eduardo Magalhães- 16 focos
Cocos – 14 focos
Barra – 12 focos
Correntina – 10 focos
Formosa do Rio Preto – 8 focos
Jaborandi – 6 focos
Santana – 6 focos
Santa Rita de Cássia – 5 focos
Catolândia – 4 focos
Mansidão – 4 focos
Paratinga – 3 focos
Cristópolis – 2 focos
Morpará – 2 focos
Angical – 1 foco
Cotegipe – 1 foco
Tabocas do Brejo Velho – 1 foco

Em São Desidério, dos 19 focos existentes nesta quinta, pelo menos dois são de grandes proporções. Desde quarta-feira (12), brigadistas e bombeiros atuam no combate às chamas no povoado de Sisnandes, a cerca de 60 km da sede do município.

Ainda não há informações de quando o fogo começou, no entanto, o grupo estima que uma área de quase mil metros já foi destruída. As chamas se espalharam rapidamente até as margens do rio Cacheado, porque a vegetação está muito seca, e ainda não foram controladas.

O segundo caso ocorre em uma extensa área rural. De acordo com a Brigada Municipal, o fogo começou há mais de uma semana e já invadiu propriedades privadas. Ainda não se sabe o que causou o problema, nem o tamanho da área queimada. Também não há detalhes de quantas fazendas foram atingidas, nem se animais foram mortos.

Outros dois casos menos impactantes também foram registrados na quarta-feira (12) em São Desidério. De acordo com a Brigada de Incêndios do município, o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação e atingiu parte de uma casa, mas ninguém se feriu.

O segundo foco de incêndio foi registrado no bairro de Porto Rico. O fogo também se aproximou de moradias, mas foi controlado à noite.

CN com informações do G1 Bahia.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo