CN

Pesquisar

Baianópolis e Xique-Xique lideram produção nacional de carvão e lenha por extração

Foto: Reprodução / EBC

Os municípios de Baianópolis, no extremo oeste, e Xique-Xique, no centro norte, lideram no país a produção de carvão vegetal e lenha por extração, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo IBGE através da Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2016. Baianópolis chegou a produzir 26,5 mil toneladas de carvão vegetal em 2016, enquanto Xique-Xique produziu 652,5 metros cúbicos de lenha por extração.

O levantamento investiga 37 produtos oriundos do extrativismo vegetal e sete da silvicultura [criação de florestas] de todos os municípios brasileiros. Ainda segundo o estudo, a Bahia tem o maior número de municípios entre os 20 maiores produtores de carvão vegetal do país. Além de Baianópolis, são destaques: Riachão das Neves (3º lugar, com 18 mil toneladas), São Desidério (4º lugar, com 15 mil toneladas), Santa Rita de Cássia (5º lugar, com 11.500 toneladas) e Cristópolis (6º lugar, com 10 mil toneladas). A mesma pesquisa também coloca a Bahia como maior produtor nacional de castanha de caju, umbu, piaçava e licuri por extração.

Voltando à produção extrativa de carvão vegetal, em 2016, o Brasil mais uma vez apresentou retração frente ao ano anterior, com volume 31,7% menor do que o registrado em 2015, atingindo 544.488 toneladas e valor de produção estimado em R$ 393,9 milhões. A redução se justifica pela nova queda no desempenho da indústria siderúrgica nacional, principal no mercado consumidor de carvão vegetal, e pela gradativa substituição do produto por outras fontes de energia, em virtude do maior rigor na fiscalização da produção ao longo dos anos. (Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo