CN

Pesquisar

Bastante emocionado Rui Costa agradece “oportunidade” dada por Wagner

O ex-governador Rui Costa (PT), durante a cerimônia de transferência de governo para Jerônimo Rodrigues (PT) na manhã deste domingo (1º), se emocionou ao falar do seu amigo Jaques Wagner (PT), senador da República. Ambos se conheceram nos anos 1980, em atuação pelo Sindicato dos Químicos e Petroquímicos da Bahia, em Camaçari.

“Eu, olhando para trás, só sinto orgulho. E vontade de agradecer a essa amizade de apenas 40 anos. Senador da República, Jaques Wagner, tenho que lhe agradecer a oportunidade, da escolha oito anos atrás, para ser o candidato a governador da Bahia. Num salão parecido com esse, você me deu o desafio de fazer igual ou melhor do que você tinha feito. Espero ter cumprido o dever de casa à altura”, disse Rui, com a voz embargada.

Chorando, o ex-governador passou a palavra para Wagner, que encheu o amigo de elogios e criticou as administrações federais que conviveram com Rui Costa.

“Rui, eu me lembro bem das palavras que eu lhe disse naquele dia e hoje estou muito recompensado. Efetivamente, eu digo para todo mundo: você pegou um período muito mais difícil do que o meu, com governos federais que não ajudaram o estado da Bahia. Pelo contrário: tentaram prejudicar em vários momentos o nosso estado. E eu não, naveguei num mar tranquilo, porque peguei o presidente Lula e depois a presidenta Dilma no primeiro mandato. Você pegou um período de vacas magras, do ponto de vista dessa relação. E, mesmo assim, pela sua tenacidade, coragem, inteligência e responsabilidade, você realmente – e eu não tenho inveja, já disse isso várias vezes – superou”, elogiou Wagner.

O senador ainda desafiou Jerônimo a fazer um governo melhor do que o de Rui. Segundo ele, não há ciúme no grupo político petista.

“O segredo é que nosso grupo político não tem dono. Se tiver dono, é o povo da Bahia. Eu não fui dono do governo de Rui e, por isso, parecia até um governo novo, diferente. Por isso que não cansa. E agora vou ser obrigado a lançar o mesmo desafio a Jerônimo. Espero que ele lhe supere e faça melhor ainda do que você fez. E não dá ciúme, Rui, porque aqui a gente é família, é amigo”, afirmou Wagner.

Rui ainda aproveitou para criticar – sem citar nomes – pessoas que teriam tentado criar intrigas entre ele e Wagner.

“Ninguém faz nada sozinho. Aqui, como disse Wagner, não é um grupo que alguém procura ser chefe ou mandar nos outros. Agradeço não só a indicação para governador, mas são 40 anos. Eu conheço Wagner e tenho amizade com ele desde 1982, lá do Sindicato dos Químicos e Petroquímicos. E muitas vezes, Jerônimo, quando você assume o cargo de governador, aqueles que querem parecer mais amigos do que os outros começam a fazer futrica e fofoca, tentando criar falsas diferenças. E eu sempre disse que a gratidão, a lealdade, está acima de qualquer coisa”, concluiu o ex-governador.

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo