CN

Pesquisar

Brasil: Cavalo é flagrado usando tornozeleira eletrônica em Ponta Grossa

Na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 9h, um cavalo foi flagrado usando uma tornozeleira eletrônica na região do Jardim Ibirapuera, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Policiais militares, um agente do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN) e ainda um policial da Polícia Montada foram ao local para retirar o equipamento.

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP), o preso que usava o aparelho perdeu o benefício e cumpre pena, atualmente, no regime semiaberto. Ainda de acordo com a SESP, a tornozeleira eletrônica foi desativada em fevereiro deste ano. O equipamento foi retirado do animal, apreendido e encaminhado para o DEPEN.

Veja a íntegra da nota enviada pela SESP:

“A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária informa que a tornozeleira encontrada está desativada desde fevereiro deste ano. Já o detento, perdeu o benefício e cumpre pena em regime semiaberto.

Cabe esclarecer que os indivíduos são monitorados 24 horas por dia por agentes penitenciários capacitados que atuam na Central de Monitoramento do Depen e também no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O indivíduo que recebe o benefício da tornozeleira eletrônica é monitorado dia e noite e não pode tirar o equipamento para dormir e nem para tomar banho. Tampouco pode ultrapassar uma área restrita determinada pela Justiça – caso o faça, o dispositivo com tecnologia GPS vibra, emite sons de alerta e comunica a violação à central de monitoramento.

Todas as vezes em que há rompimento do lacre da tornozeleira ou desligamento (seja provocado ou por falta de bateria) um sinal é acionado no Centro Integrado. Os agentes entram em contato com o monitorado para que o equipamento seja corretamente usado. Caso seja caracterizado alguma violação das condições impostas, o Depen comunica imediatamente o Judiciário, um novo mandado de prisão é expedido e os detentos perdem o benefício e regridem no regime prisional.

Atualmente são 391 monitorados por tornozeleiras eletrônicas em Ponta Grossa”.

(Fonte: G1 Campos Gerais e Sul)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo