quinta-feira ,28 maio 2020
Página Inicial / Saúde / Carreta do Hospital da Mulher vai percorrer estado com consultórios e mamógrafo

Carreta do Hospital da Mulher vai percorrer estado com consultórios e mamógrafo

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

O governador Rui Costa entregou, nesta segunda-feira (27), a carreta do Hospital da Mulher, um equipamento que vai ajudar nas ações para rastreamento do câncer de mama e do colo do útero no estado. A unidade móvel, que vai percorrer todo o território estadual, possui dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo.  A carreta vai disponibilizar os exames no colo do útero e na mama a fim de detectar a doença, que nas duas partes do corpo é responsável pela morte de aproximadamente 30 mil mulheres por ano no Brasil.

Caso seja identificada alguma anormalidade, uma biópsia será realizada e, se necessário, a paciente segue para a retirada do tumor no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, na capital. Com o veículo, será possível realizar 160 preventivos e 80 mamografias por dia. As pacientes dos municípios pelos quais a carreta irá passar poderão conferir o resultado com agilidade, visto que os laudos são entregues em até 15 dias.

“O atendimento na unidade móvel é idêntico ao oferecido em um consultório tradicional”, assegura o diretor-geral do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade. Além da carreta do Hospital da Mulher, o governador entregou 31 ambulâncias comuns e outras nove do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão atender a população de municípios distribuídos por diversas regiões do estado.(Bahia Notícias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Piatã registra seu primeiro caso confirmado da Covid-19; contaminado esteve em São Paulo

A prefeitura de Piatã, município localizado na Chapada Diamantina, registrou, na última sexta-feira (22), seu …

Deixe uma resposta