CN

Pesquisar

CHAPADA: 14 fornos ilegais são destruídos, nos municípios de Wagner e Itaetê, pela CIPA-Lençóis e Inema e 13 aves silvestres são recuperadas

Foto: Divulgação

Durante uma operação da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizada nesta sexta-feira (18), na região da Chapada Diamantina, quatorze fornos e sacos de carvão foram destruídos, além de treze aves silvestres e oito gaiolas apreendidas. A operação de combate a retirada ilegal de madeira nativa para a produção proibida de carvão ocorreu nos municípios de Wagner e Itaitê. Ninguém foi preso.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após as informações sobre irregularidades, povoados da zona rural de Wagner foram vistoriados, desde a terça-feira (15), pelos PMs e técnicos do instituto. Foram encontrados locais de destruição, após a extração de madeiras nativa do Cerrado e Mata Atlântica, além das fornalhas em funcionamento.

Publicidade

“Para esse tipo de atividade é necessário regularização do Inema e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que não foi apresentado nas ocorrências. Os técnicos então nos orientaram a destruir todos esses materiais”, contou o tenente Alisson Soares, lotado na unidade ambiental.

Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados e, pela dificuldade de deslocamento em região de mata fechada, também foram destruídos.
Ao mesmo tempo em que os policiais e técnicos vistoriavam a cidade, outras guarnições atuavam com a operação no município de Itaitê. Por lá, os policiais destruíram outro forno em atividade, na quinta-feira (17), na região da Serra da Chapadinha, às margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina.


Aves apreendidas

Quatro Canários da Terra, três Cardeais, um Pintassilgo e a mesma quantidade de Coleira, Papa Capim, Azulão, Pássaro Preto e Cancan foram apreendidos em um assentamento conhecido como ‘Piabas’, na zona rural de Wagner, durante a mesma ação.

“Os animais silvestres eram mantidos em cativeiro por um homem, em oito gaiolas. De forma voluntária, a esposa dele nos entregou as aves, que ficaram sob responsabilidade dos técnicos do Inema e, posteriormente, serão soltas em ambiente adequado”, concluiu o oficial.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo