terça-feira ,17 maio 2022
Página Inicial / Noticias / CHAPADA: 52 fornos ilegais de carvão são localizados na Chapada Diamantina

CHAPADA: 52 fornos ilegais de carvão são localizados na Chapada Diamantina

52 fornos de carvão ilegais e cerca de 700 sacos de carvão prontos para distribuição, além de madeira retirada de forma ilegal em área de Mata Atlântica, foram localizados pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). na Chapada Diamantina.

A identificação das áreas vistoriadas foi realizada a partir de imagens obtidas do MAPs Biomas, ferramenta de monitoramento adotada pelo Instituto. Ao todo, foram levantados 20 pontos de supostos desmatamentos, que foram verificados em campo pelos técnicos do Inema. As ações foram coordenadas pela Unidade Regional (UR) do Inema, na Chapada Diamantina, como parte do planejamento da operação de combate ao desmatamento ilegal na região.

“Algumas dessas áreas foram desmatadas para constituição de loteamentos de chácaras, mostrando uma alta na ocupação do solo dessa região por esse tipo de empreendimento, possivelmente em função da pandemia que atraiu muitas pessoas para áreas mais isoladas”, explica a coordenadora da Unidade Regional (UR) da Chapada Diamantina, Simone Sodré.

Publicidade

Segundo informações da Especialista em Meio Ambiente, Ana Carolina Delfino, “a surpresa se deu pela localização dessa grande quantidade de fornos de carvão e da imensidão da devastação de mata nativa para subsidiar o crime ambiental”.

Segundo o Inema, a área onde os fornos estavam concentrados é uma antiga fazenda onde hoje existe uma comunidade de invasores. Nenhum responsável foi localizado e o material (carvão e fornos) foi destruído pela CIPPA. Com informações do Leia Mais Bahia

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oliveira dos Brejinhos: Bebê nasce dentro de ambulância do SAMU na BR-242

Um bebê nasceu dentro de uma das ambulâncias do SAMU, em Ibotirama, no último domingo …

No Banner to display

Vídeo Destaque

Previsão