CN

Pesquisar

Chapada: Agricultor de Seabra que faz criação de minhocas vira destaque em programa da TV Bahia

O município de Seabra, localizado na Chapada Diamantina, foi destaque recentemente no programa Bahia Rural (Rede Bahia/Globo), por conta do agricultor João Gomes, que fez da criação de minhocas uma fonte de renda mesmo diante da pandemia que assola todo país.
Em entrevista ao programa ele relatou que: “Foram diversas experiências que eu tive ao longo desses anos”, afirma ao Bahia Rural (Rede Bahia/Globo). No entanto, ele pontua que foi em agosto de 1992 que descobriu a atividade da agricultura, no qual se mantém até hoje. “Atividade que me dá satisfação, me dá prazer, que constrói e reconstrói vidas”.
João mantém o minhocário, no Sítio dos Sonhos, que inclui a produção dos húmus, a separação da minhoca dos húmus já processados, dentre outros processos. Segundo ele: “Até as nossas galinhas caipiras se alimentam de minhocas”, diz. O húmus é embalado em sacos de 50 quilos e os estercos também são embalados para venda e revenda.
O agrário também comercializa terra adubada, fertilizante e outros materiais. João explica que no sítio tudo é utilizado de alguma maneira, visando não perder nada. “Nada aqui se perde, nada aqui joga fora, nada aqui se transforma em lixo”.
O agricultor também desenvolveu outra fonte de renda: o ecoturismo, com um local que é alugado para a realização de eventos, mas que nesse momento de pandemia de covid-19 precisou ser paralisada. Preocupado com a ecologia, o agricultor ainda reservou áreas destinadas a preservação ambiental.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo