CN

Pesquisar

CHAPADA: Após fiscalização do INEMA, moradores continuam denunciando mineradora por impactos ambientais em Itaetê

FOTO: Reprodução

Moradores da cidade de Itaetê, localizada na Chapada Diamantina, denunciaram recentemente uma mineradora de ferro que estaria ameaçando a biodiversidade da Serra da Chapadinha. A região é de extrema importância para o meio ambiente, pois é uma das áreas de recarga hídrica mais importantes do estado e alimenta o Rio Una, que é responsável pelo abastecimento de mais de 60% da Região Metropolitana de Salvador.

A denúncia movimentou as redes sociais e gerou uma petição para que as autoridades investiguem o caso. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi acionado e realizou uma fiscalização na área da Serra da Chapadinha. De acordo com o Inema, foi constatado que, na área da propriedade, estava em curso apenas a atividade de pesquisa mineral, não sendo observado indícios de desmatamento.

No entanto, os moradores alegam que a interdição foi feita apenas em um quadrante da região e que ainda faltam outros três. Além disso, a mineração pode afetar o abastecimento de água e a biodiversidade da região, além de atingir as comunidades locais, que são compostas por nove assentamentos e três quilombos, que vivem da agricultura familiar e do turismo de base comunitária.

A situação na Serra da Chapadinha chama atenção para a importância de se preservar as áreas de recarga hídrica, especialmente em regiões de grande importância para o abastecimento de água de grandes centros urbanos. É fundamental que as autoridades tomem medidas para proteger o meio ambiente e as comunidades locais, garantindo que a exploração mineral seja realizada de forma responsável e sustentável, sem causar danos irreparáveis à natureza.

Por Agora Sudoeste

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo