CN

Pesquisar

CHAPADA: Após repercussão e repúdio do vídeo onde narra a origem do nome do Morro do Pai Inácio, contador de história pede desculpas

Foto: Reprodução

Após ter mais de 194 mil visualizações em um vídeo onde o contador de história, Ivan Mesquita, narra como se originou o nome do Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, um dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina, o historiador veio a público, em novo vídeo, pedir desculpas pelos erros na exibição de fotos durante a narrativa.

No vídeo, usando o repente, o cordel e uma pitada de comédia, Ivan conta que o nome do Morro originou após o relacionamento amoroso entre uma Sinhazinha, mulher de um Coronel, com um negro por ele escravizado de nome Inácio ter sido descoberto, o negro foi perseguido e encurralado. Inácio decidiu pular do morro para não ser baleado. Quando todos pensaram que ele havia morrido, ele se escondeu em um patamar abaixo da montanha e na manhã seguinte foi até a Sinhazinha e a convidou a fugir com ele.

Durante toda a narrativa, Ivan Mesquita, que aparece em primeiro plano, exibe imagens de fundo relacionadas ao conto. Numa dessas fotos ele coloca a do Coronel Horácio de Matos. Entretanto, ele cita o nome do Coronel Cesar Sá, como sendo o personagem do conto.

O vídeo gerou uma nota de repúdio nas redes sociais, assinadas por historiadores e pelas famílias Matos e Sá. A nota diz que o humorista narra fatos do Brasil de “forma jocosa com inserções de bordões e distorções”. E que nesse vídeo do Morro do Pai Inácio ele usou “de forma pejorativa, com achincalhamento da honra e da memória dos Coronéis Horácio de Matos e César Sá, bem como, e pior, de suas respectivas esposas”. Também erra ao dizer que os Coronéis eram escravistas, usando um anacronismo.

Reprodução Rede Social

Diante desse repúdio, Ivan veio a público, em novo vídeo, pedindo desculpas e assumindo o erro na manipulação das fotos. “Família, vi aqui pedir desculpas. Teve um erro no vídeo do Morro do Pai Inácio. O pessoal da edição trocou a foto. Usou uma foto do Coronel Horácio de Matos”.

Ivan ainda esclarece que faz muitas pesquisas antes de fazer um vídeo e que o que ele percebe é que há muitas informações desencontradas na história do Brasil, e que isso é normal. Ele ainda reforça que fala do Coronel Cesar Sá, mas aparece a foto de Horácio de Matos “que foi uma pessoa que derrotou a Coluna Prestes, foi uma pessoa muito querida na região”, relata Ivan.

“Eu me equivoquei e permiti que o vídeo circulasse com esse erro, então vim aqui pedir desculpas para toda família do Coronel Horácio de Matos e dizer que nunca foi meu intuito denegrir a imagem de ninguém, eu sempre procuro levar educação e alegria nos meus vídeos”, salienta o contador de histórias.

Ivan reforça que seus vídeos não são 100% reais, têm muita fantasia. E que isso é perceptível por todos. Ressalta que tenta retratar coisas do cotidiano atual com coisas de antigamente, para levar os fãs a refletirem sobre se o que aconteceu antigamente acontecesse hoje, como seria. “Vou excluir o vídeo e lá na frente eu reposto o vídeo usando uma outra imagem, ou da pessoa certa ou de uma outra”, conclui Ivan, que de fato excluiu o vídeo.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo