CN

Pesquisar

Chapada: Brigada Voluntária Anjos Da Chapada Diamantina, 24h de plantão atendendo a comunidade da região gratuitamente

anjos da Chapada combatendo incêndio de grande proporção. Foto: Arquivo Anjos da Chapada

A Chapada Diamantina é mundialmente reconhecida por suas belezas naturais e seu rico aporte de água dos vários rios que abastecem muitos municípios baianos, porém, nos últimos tempos tem sido cenário de grandes incêndios que levaram à destruição de grande parte da vegetação e à morte de diversos animais.

E é nesse contexto que os Anjos da Chapada têm se mostrado de grande importância para a região. Em muitos focos de incêndios foram esses brigadistas voluntários que estiveram à frente do combate e da eliminação do fogo, muitas vezes sem ajuda de nenhuma instituição governamental.

Brigadistas Voluntários Anjos da Chapada/Foto: Arquivo Anjos da Chapada

Os Anjos da Chapada é uma associação sem fins lucrativos, que conta hoje com 64 associados, todos com curso de Bombeiro Civil e trabalham de forma voluntária.  Estão aptos para atuar Combates a Incêndios, Resgates de Vitimas, Atendimentos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Remoção de Abelhas e também executar diversos serviços sociais como arrecadação de cestas básicas entre outros.

Com sede na cidade de Seabra, os Anjos da Chapada esclarece que estão de plantão 24 horas com no mínimo quatro profissionais na base, porém, conforme a necessidade tem como mobilizar  vários bombeiros civis associados imediatamente.

Coordenador Cesár Maciel (1º à direita) e sua equipe de combate Anjos da Chapada/Foto: Arquivo Anjos da Chapada

O Coordenador da Brigada, César Maciel declara: “estamos atuando na região há sete meses e durante todo esse tempo já tivemos demandas variadas, desde atendimento em acidentes com automóveis à emergência com criança que passam mal em casa. Nestes casos, nosso papel é empregar ações não invasivas, dar atendimento pré-hospitalar (APH) que é destinado às vítimas de trauma, violência urbana, mal súbito e distúrbios psiquiátricos, visando estabilizar o paciente de forma eficaz, rápida e removê-lo para uma unidade hospitalar ou aguardar a chegada do socorro governamental se for o caso. Mas nosso foco maior tem sido a vegetação, os incêndios que vem destruindo a Chapada.”

O Coordenador ainda deixa claro que todos esses serviços são feitos de forma totalmente gratuita e para tal utilizam um carro simples adquirido pela Associação e às vezes o apoio da ambulância das Prefeituras

Para exemplificar os Anjos da Chapada já estiveram combatendo incêndios em Brotas de Macaúbas, Barra do Rio Grande na Região Oeste, na comunidade de Santo Antônio, Lençóis, Iraquara,  dentre outras localidades.

Combate à incêndjo em Brotas de Macúbas/Foto: Arquivo Anjos da Chapada

A Associação, hoje sobrevive através de doações pelo site Vakinha, doações do comércio e das pessoas da localidade, inclusive o aluguel da sede também é mantido com recursos voluntários e os Anjos da Chapada pedem para que algum empresário possa vir a ajudar com esse dispêndio.

A luta da Associação é manter-se ativa na sociedade, auxiliando e prestando serviços solidários. Oferecem palestras em escolas e está agora com a previsão de curso para Bombeiro Mirim, com o objetivo de orientar e instruir corretamente as crianças de como agir em situações de emergências bem como fortalecer o sentimento de solidariedade na criança.

“Um dos nossos objetivos é ter o reconhecimento de utilidade pública municipal, depois o estadual e federal, para termos acesso aos recursos provenientes da lei. Além disso, hoje trabalhamos pela aprovação de projeto de lei municipal onde seja obrigada a contratação de bombeiros civis em eventos com grandes aglomerações, não brigamos por remuneração mas sim pela implementação da lei. Nossas cidades precisam desse serviço”. Diz o Coordenador César Maciel.

Viatura dos Anjos da Chapada/Foto: Arquivo Anjos da Chapada

DISK EMERGÊNCIAS 24 HORAS:

Vivo: (75) 9.9945-5225
Tim: (75) 9.9115-6518

Os Anjos da Chapada disponibilizam conta bancária para doações:

Banco: Caixa Econômica Federal
Ag-3204
Operação: 013
Conta Poupança: 00024934-2

CNPJ: 25.143.122/0001-68
Razão Social: Associação Comunitária e Beneficente de Serviços Sociais e Voluntários Anjos da Chapada
Nome Fantasia: Brigada Voluntária Anjos da Chapada

A sua doação pode ajudar a salvar vidas.

Site Vakinhahttps://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-brigada-voluntaria-anjos-da-chapada-diamantina-ba

Facebook:  https://www.facebook.com/ANJOSDACHAPADA/

Da Redação – Chapada News

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo