CN

Pesquisar

CHAPADA: Brigadas voluntárias e órgãos públicos participam de Oficinas de Sistema de Comando de Incidentes na Chapada Diamantina

Foto – Marcela de Marins | Parna Chapada Diamantina

No período de 24 a 29 de abril, foram realizadas duas oficinas de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no Hotel Alpina, em Mucugê, na Chapada Diamantina. Os órgãos ICMBio, IBAMA, SEMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e dos municípios de Barra da Estiva, Mucugê, Palmeiras e Seabra, Prefeituras de Ibicoara, Itaetê, Iramaia e Palmeiras, Associação de Desenvolvimento Turístico do Guiné, Brigada Municipal de Ibicoara e as Brigadas Voluntárias de Barra, Barriguda e Tejuco, Bicho do Mato, Bravos, Camelo, Carcará, CIFA, Colônia, Vale do Capão, Lençóis e Marchas e Combates compartilharam informações e dialogaram sobre a utilização desta ferramenta no combate a incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno.

O SCI é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes, desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1970 para propiciar a integração de ações de diferentes instituições atuantes nos incêndios florestais de maneira coordenada e eficiente, passando a ser utilizada em diversos países desde então. Começou a ser introduzido no Brasil em 1991 e progressivamente vem sendo implementado pelo IBAMA, ICMBio e Corpo de Bombeiros de diversos estados.

Eventos como esse fazem parte das ações de Manejo Integrado do Fogo e dos preparativos para a temporada de incêndios 2023-24. As oficinas propiciaram um melhor entendimento do SCI e discussões sobre sua aplicação nas condições existentes na região do Parque Nacional. O evento foi realizado através do Projeto GEF Terrestre e recursos do IBAMA e ICMBio.

(por Vinny Publicações)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo