Página Inicial / Noticias / Chapada: Câmeras registram explosão de meteoro em Seabra e mais 4 cidades da Chapada

Chapada: Câmeras registram explosão de meteoro em Seabra e mais 4 cidades da Chapada

Na noite da última segunda-feira (19), 13 câmeras do ‘Clima ao Vivo”, uma plataforma que mostra em tempo real as condições do tempo em diversas cidades, registraram meteoros na Bahia, passando por cinco cidades da Chapada Diamantina. Sendo elas: Itaberaba, Lençóis, Seabra, Itaetê e Nova Redenção.

Outras cidades da Bahia também registraram o fenômeno, tais como Ipirá, Tanquinho e Porto Seguro. No Brasil outras cidades também tiveram o registro feito desses meteoros, tais como Aracaju (SE), sendo duas câmeras, Monte Alegre de Sergipe (SE), Teófilo Otoni (MG) e Pedro Leopoldo (MG).

O ‘Clima ao Vivo’ explica que a explosão de meteoros é esperada para o fim do mês de julho, no entanto, cresceu nos últimos dias e que especialistas estudam o motivo desse aumento.

Marcelo Zurita, da Bramon explica o que é um meteoro “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente.”
Veja o video:

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Mais de 200 municípios baianos não registraram morte por Covid em julho 14 estão na Chapada.

A Secretaria da Saúde da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (22), que 202 municípios do estado …